PUBLICIDADE

Como a ZCIT vai atuar no Nordeste neste verão?

A maior parte da chuva do norte nordestino ocorrer durante e atuação da Zona de Convergência Intertropical.

12 jan 2018 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos principais sistemas meteorológicos que influenciam o país durante os meses de verão. É caracterizada por bandas de nuvens carregadas que se formam na convergência entre os ventos alísios de nordeste vindos do Hemisfério Norte, e os alísios de sudeste vindos do Hemisfério Sul. Os ventos alísios são gerados pelos grandes sistemas de alta pressão atmosférica, semi-permanentes, que ficam nas zonas subtropicais do globo terrestre.

As bandas de nuvens da ZCIT avançam do oceano Atlântico Norte em direção ao Norte e ao Nordeste do Brasil e provocam chuva forte e volumosa. As áreas de instabilidade da ZCIT começam a ter maior influência no Brasil em geral durante o mês de janeiro, mas sua maior atividade sobre o país em geral é durante o mês de março.

Foto: Climatempo

Climatologia de chuva no Nordeste durante o verão

A maior parte da chuva do norte do Nordeste, abrangendo o Rio Grande do Norte, a Paraíba, o Ceará, o centro-norte do Piauí e do Maranhão ocorre durante a atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Porém, a posição da área de convergência de ventos é muito dependente da temperatura da água do mar. Ela tende a se movimentar para o lado mais quente e por isso a ZCIT se aproxima do Brasil durante o verão. A temperatura da água do oceano Atlântico Norte e do Atlântico Sul na costa do Nordeste é principal controlador do movimento das áreas de instabilidade da ZCIT.

As primeiras influências da ZCIT no verão começam em janeiro, mas é durante o mês de fevereiro que sua atuação ganha força. Qual a expectativa sobre a atuação da ZCIT sobre o Nordeste no verão 2018? Confira o comentário do meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento.

Foto: Climatempo

Foto de Luesley Rodrigues, Jaguaribe (CE)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade