PUBLICIDADE

Climatempo

Colheita do girassol avança no Rio Grande do Sul

Clima desfavorável provocou redução de aproximadamente 22,5% na produtividade média. Veja os detalhes das condições da soja, milho e arroz

19 fev 2021 - 10h16
Compartilhar
Exibir comentários

Com 100% do girassol plantado no Estado, 75% da área semeada em agosto na região de Santa Rosa está colhido. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, as poucas lavouras semeadas após as chuvas do final de novembro, correspondente a 25% do total da área cultivada, estão em fase de enchimento de grãos.

A expectativa inicial de produtividade do girassol era de 1,6 ton/ha, mas a média atual apresenta redução de aproximadamente 22,5% devido ao clima desfavorável nas lavouras semeadas em agosto, ficando a produtividade na média de 1,2 ton/ha.

A área implantada nessa safra também está inferior ao ano anterior. O preço da saca de 60kg é de R$ 154,50.

Soja

As chuvas mais constantes favoreceram o desenvolvimento da soja, no entanto, atrapalham a atividade de aplicação de fungicidas, principalmente em áreas mais suscetíveis ou com presença de ferrugem. A cultura já entrou em maturação (3%), 50% está em enchimento de grãos, 36% em floração e 11% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Milho

As chuvas seguem beneficiando também o milho no Estado, que já está com 42% da área total cultiva colhido; 16% está em maturação, 20% em enchimento de grãos, 11% em floração e outros 11% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Arroz

A colheita do arroz avançou no Rio Grande do Sul atingindo 3% da área total cultivada. A cultura segue com bom desenvolvimento, estando 18% em maturação, 40% em enchimento de grãos, 35% em floração e 4% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade