PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva volta a aumentar sobre o Espírito Santo 

Volumes de chuva muito elevados serão acumulados até o fim da semana superando a média para janeiro em várias áreas do estado

21 jan 2020 - 00h06
Compartilhar
Exibir comentários

Áreas de instabilidade voltaram a se intensificar sobre o Espírito Santo nesta segunda-feira espalhando muita nebulosidade e chuva sobre o estado. Alguns locais já tiveram chuva moderada a forte acumulando mais de 40 mm em 12 horas de chuva.

Confira quanto choveu entre 9 horas e 21 horas de 20/1/2020, segundo o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

Apiacá: 87,4mmm

Muqui: 54,2 mm

Bom Jesus do Norte: 52,6 mm

Conceição do Castelo: 51,0 mm

Mimoso do Sul: 48,0 mm

A região de Alfredo Chaves teve 14 mm neste período, que receber cerca de 200 mm de chuva entre os dia 17 e 18 de janeiro.

Em Vitória, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 118,2 mm desde o início do mês até 9 horas do dia 20 de janeiro, valor que corresponde a 85% da média de chuva normal.

Alerta para muita chuva esta semana

Infelizmente a população do Espírito Santo vai sofrer mais com os problemas causados pela chuva ao longo desta semana. O período entre os dias 21 e 25 de janeiro será de alerta para chuva volumosa em todas as regiões capixabas, incluindo a Grande Vitória.

A partir desta terça-feira, 21, grandes e intensas áreas de instabilidade associadas à intensificação de um sistema de baixa pressão, em vários níveis da atmosfera, se espalham  muitas nuvens carregada sobre o Espírito Santo e sobre o centro-norte e leste de Minas Gerais. 

No período de 21 a 25 de janeiro, estas áreas de instabilidade persistem sobre estas regiões e provocam chuva frequente e muitas vezes volumosa, de forte intensidade. Além do elevado volume de chuva, há risco de raios e eventuais rajadas de vento com forte intensidade. 

As condições são propícias à ocorrência de chuva frequente, alternando períodos de moderada a forte intensidade e com elevado volume diário. 

O alto e o volume acumulado é muito preocupante. Várias regiões do estado do Espírito Santo podem acumulado de 200 a 300 mm até o dia 25 de janeiro, o que representa mais do que média de chuva normal para todo o mês.

Com o excesso de chuva, o risco para alagamento, elevação do nível dos rios e córregos e deslizamento de  terra aumenta bastante.

Foto: Climatempo

Foto de Maike Trancoso, Santa Leopoldina (ES)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade