PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva segue intensa na Bahia durante o final de semana

Foram mais de 245 mil raios no território baiano no início de novembro, e quase 100mm acumulados em Salvador.

6 nov 2021 - 06h18
(atualizado às 06h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Jamille dos Santos - Salvador - BA

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem causado chuva intensa sobre o estado da Bahia desde o início de novembro, com acumulados que já ultrapassam a marca dos três dígitos nesse período em diversos municípios da região, como em Lauro de Freitas, Maragogipe e Juazeiro.

Em Salvador, somente entre os dias 03 e 05 de novembro os acumulados de chuva alcançaram 98,8mm pela estação meteorológica do Inmet, valor que representa quase toda a média climatológica para o mês de novembro, igual a 106,6mm na cidade.

Além dos altos volumes de chuva registrados no estado, foram mais de 245 mil raios registrados no estado baiano neste mês de novembro, e para fins de comparação, no mesmo período do ano passado foram registrados cerca de 60.000 raios no estado, de acordo com os dados disponíveis pelo EarthNetworks. Vale lembrar, que a contagem do número de raios é feita considerando os raios que acontecem entre as nuvens, sem contato com o solo, e também as descargas que acontecem entre a nuvem e o solo (mais comuns).

Tendência

Pelo menos até domingo (07) a chuva segue acontecendo com moderada a forte intensidade sobre o estado da Bahia, que fica sob alerta de temporais nesse período, inclusive Salvador. A partir da próxima segunda-feira (08), a ZCAS aos poucos vai perdendo sua configuração e a chuva diminui gradualmente sobre o estado, mas instabilidades no alto da atmosfera ainda mantém o risco de temporais em áreas do oeste baiano, tanto na segunda quanto na próxima terça-feira (09).

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade