PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva diminui nesta sexta-feira no ES, mas alerta continua

Novas áreas de instabilidade trazem de volta a chuva volumosa no fim de semana

14 nov 2019 - 17h23
(atualizado às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de muita chuva com acumulado de precipitação acima da média para o mês na capital, as áreas de instabilidade perderam força.

Nesta sexta-feira, feriado de Proclamação República, a previsão é de períodos com sol intercalando com nuvens e uma diminuição do volume e da intensidade da chuva, mas ainda há risco de chuva moderada, principalmente a tarde e a noite. Porém, como o solo recebeu uma quantidade de água muita grande, a chuva que cair pode acarretar deslizamentos de terra. 

Chuva aumenta de novo no fim de semana

Durante o fim de semana, novas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria ao largo da Região Sudeste voltam a espalhar muitas nuvens carregadas sobre o Espírito Santo que poderá causar novos transtornos na Grande Vitória e em outros locais do estado.

Neste sábado, todo o sul capixaba fica em alerta para o risco de temporais e rajadas de vento moderadas a fortes. Na capital, Grande Vitória e demais áreas do estado, ficam em atenção para o risco de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento. A chuva retorna de forma intensa e volumosa. 

No domingo, o tempo segue instável em todo o Espírito Santo. No norte capixaba, ainda há potencial para tempestades acompanhadas de raios e ventania. Na Grande Vitória, o dia amanhece com muitas nuvens e chuva, mas a tendência e que vá diminuindo no período da tarde. Nas demais áreas capixabas, permanece as condições para pancadas de chuva a qualquer hora.

Foto: Climatempo
Foto: Lucas Nunes - Vila Velha - ES

Porque tanta chuva?

A chuva volumosa que ocorre sobre o Espírito Santo está associada a uma combinação de 3 fatores

1 - atmosfera muito quente

2 - passagem de uma frente fria/intensificação de vento marítimo

3 - água do mar na costa capixaba com temperatura acima do normal (cerca de 1,5°C acima da média)

Uma frente fria chegou ao Espírito Santo na noite do dia 11 de novembro e encontrou uma atmosfera muito quente por lá. Isto gerou fortes áreas de instabilidade e os temporais começaram. Mas outro efeito desta frente fria foi o de intensificar o vento marítimo. Durante a terça e a quarta-feira, dia 13, este vento marítimo persistente fez com que mais umidade chegasse ao Espírito Santo reforçando as nuvens de chuva que já estavam sobre o estado, explica a meteorologista Josélia Pegorim.

"Outro fator que está ajudando a deixar a chuva muito volumosa é que a água do mar na costa capixaba está mais quente do que o normal. Essa água mais aquecida faz com que a evaporação seja maior. Isto significa que mais umidade está sendo levada para as nuvens", completa Pegorim. 

Quando a chuva vai parar?

Por enquanto, não há expectativa para que o tempo volte a ficar seco sobre o Espírito Santo. Embora nesta sexta-feira (15), aconteça alguns períodos de sol, as áreas de instabilidade vão continuar se formando e espalhando muitas nuvens sobre o estado, pelo menos até terça-feira (19). Por causa disso, o tempo segue instável e com chuva frequente nestes dias. 

Chuva supera a média em Vitória

O total de chuva que já caiu sobre Vitória entre os dias 11 e 14 de novembro superou a média de chuva normal para todo o mês de novembro. Entre 9 horas do dia 11 e 9 horas de 14 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 248,6 mm pela medição automática. Este volume representa 13% de chuva acima da média para novembro que é de aproximadamente 220 mm.

Volumes de chuva no ES

Acumulados de chuva acima de 150 mm em 72 horas registrados no Espírito Santo, de acordo com as medições do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais. O período considerado vai de 15h do dia 11/11/2019 até 15h de 14/112019. Acompanhe no quadro abaixo os maiores volumes de chuva registrados:

Cidade

Local

Chuva em 72h (mm)▾

Viana

Jucu

296.2

Domingos Martins

AC Domingos Martins

258.1

Anchieta

Olivania

244.8

Fundão

São José

222.8

Piúma

Centro

220.8

Alfredo Chaves

Centro

218.4

Presidente Kennedy

Centro

214.0

Cariacica

Nova Valverde

212.2

Santa Leopoldina

Centro

207.4

Serra

Nova Almeida

206.8

Vitória

Mario Ciprests

185.5

Vila Velha

Vale encantado

165.1

Santa Leopoldina

Olaria

163.0

Marechal Floriano

Araguaia

154.0

Fique de olho em outras notícias aqui 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade