PUBLICIDADE

Climatempo

Campo Grande tem sido a capital mais seca no fim de abril

Mato Grosso do Sul continua quente e seco. Saiba quando há possibilidade de alguma chuva para o Centro-Oeste.

27 abr 2018 - 14h14
Compartilhar
Exibir comentários

Campo Grande tem sido a capital mais seca do Brasil desde o feriado de 21 de abril. O nível de umidade no ar tem ficado em torno dos 30% nesta última semana de abril. No dia 20 de abril, a umidade relativa do ar (ura) às 15 horas (Brasília) foi de 54%, mas baixou para menos de 40% a partir do dia 22, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

A tarde de 23 de abril foi a mais seca da dos últimos dias, com para 31% no horário das 15 horas (Brasília), mas o menor nível de umidade em abril em Campo Grande, até o fim da manhã do dia 27 foi 28%, no dia 13 de abril.

Foto: Climatempo

Umidade relativa do ar em Campo Grande (MS)

Massa de ar seco

A queda acentuada do nível de umidade no ar que ocorreu na última semana de abril em Campo Grande foi um dos efeitos da intensificação de uma massa de ar seco sobre o Mato Grosso do Sul. O nível de umidade do ar baixou em todo o estado, o que reduziu a nebulosidade e a chuva. O calor aumentou e Mato Grosso do Sul têm sido uma das áreas mais secas e quentes do Brasil nestes últimos dias de abril.

Esta massa de ar seco que tem atuado sobre o Mato Grosso do Sul está associada a um sistema de alta pressão atmosférica em torno de 5500 metros de altitude. Nos últimos dias, o centro (região mais forte do sistema) desta alta pressão tem ficado sobre o Paraguai e por isso tem tido muita influência sobre o Mato Grosso do Sul.

Possibilidade de chuva

O sol, o calor e o ar seco predominam sobre o Mato Grosso do Sul e quase todo o Centro-Oeste do Brasil no fim de semana prolongado pelo feriado de Primeiro de Maio, na próxima terça-feira. Para o sábado, 28 de abril, há uma pequena possibilidade de rápidas pancadas de chuva sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, que poderão ocorrer também em Campo Grande. Mesmo assim, o nível não vai aumentar muito e o calor continua.

Para o domingo, segunda e terça-feira, 1 de maio, não há previsão de chuva para o Mato Grosso do Sul. A temperatura continua alta e o nível de umidade relativa do ar deve ficar em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia, na maioria das áreas do estado.

Centro-Oeste seco

Durante o fim de semana prolongado o tempo fica seco e quente em praticamente todo o Centro-Oeste do país. Só há previsão de pancadas de chuva para o centro-norte de Mato Grosso. Pode chover de forma moderada, mas em pequenas áreas.

Quando volta a chover?

O Centro-Oeste do Brasil está entrando no período de normal de seca. Daqui para frente, os eventos de chuva vão ficar cada vez mais raros por toda a Região. Em meados de maio, uma grande frente fria deve provocar chuva e queda acentuada da temperatura em Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso e no sul de Goiás.

Foto: Climatempo

Foro de Geraldo Teixeira, Campo Grande (MS)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade