0

Calor e fortes pancadas de chuva no Centro-Oeste

A última semana de janeiro começou com temporais em vários locais do Centro-Oeste, mas mês vai terminar com chuva abaixo da média em quase toda a região

26 jan 2021
07h41
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A última semana de janeiro de 2021 começou com temporais em vários locais do Centro-Oeste do Brasil.

Nesta segunda-feira(25), uma tempestade caiu sobre a região de Brasília acumulando 62,8 mm em apenas uma hora de chuva. O acumulado de 2 horas, entre 17 horas e:19 horas foi de 76,6 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia

Entre o domingo, 24, e a segunda-feira, 25, a região de Mineiros no sul de Goiás recebeu 80,4 mm de chuva, segundo o INMET. Parte dessa tempestade caiu na madrugada desta segunda-feira, quando foram acumulados 49,6 mm em apenas 2 horas. 

Cuiabá, capital de Mato Grosso, também teve chuva forte nesta segunda-feira. O Cemaden registrou cerca de 47 mm de chuva em apenas 2 horas.

No estado de Mato Grosso do Sul, a chuva voltou a cair forte em vários locais. O maior acumulado foi na região de Itaquiraí que acumulou 62,2 mm nesta segunda-feira.

Chuva irregular

A última semana de Janeiro de 2021 vai manter o padrão de pancadas de chuva por toda a região Centro-Oeste do Brasil, porém a maioria das áreas terá pancadas de chuva irregulares. Não houve condições para formação de grandes convergências de umidade sobre o Centro-Oeste do país ao longo do mês de janeiro. A maior concentração de áreas de instabilidade aconteceu sobre o estado de Mato Grosso do Sul.

Semana quente e com pancadas de chuva

Nos próximos dias, as pancadas de chuva vão acontecer por causa do calor e do ar úmido disponível na atmosfera, mas não há condições para a formação de grandes áreas de instabilidade que provoquem chuva generalizada.

Até o momento, praticamente todas as áreas do Centro-Oeste acumularam menos chuva do que o normal para o mês de janeiro. Mesmo com previsão de pancadas de chuva, o mês vai terminar com chuva abaixo da média em praticamente todas as áreas da região. As exceções são áreas no oeste e sul de Mato Grosso do Sul que já estão com chuva acima da média

A semana segue abafada com temperaturas que podem alcançar valores entre 36 e 38 graus em Goiás Mato Grosso

Veja também:

Previsão Brasil - Muita chuva em parte do Sul e SP
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade