0

Aracaju registra maior chuva em 24h desde 2011

Litoral sul da Bahia em atenção para aumento da chuva nesta sexta-feira

3 out 2019
18h05
  • separator
  • 0
  • comentários

Aracaju, capital de Sergipe, teve muita chuva na madrugada e principalmente na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro. Choveu de 50 mm a quase 90 mm em poucas horas, superando a média normal de precipitação para todo o mês de outubro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 63,0 mm de chuva acumulados no período de 24 horas entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 de outubro, mas na prática, a chuva ocorreu toda entre o meio da madrugada e o fim da manhã do dia 3. Apesar da grande quantidade de nuvens, não choveu mais durante a tarde.

Pela medição do INMET, o total de 63 mm foi o maior volume de chuva em 24 horas registrado em outubro em Aracaju, desde 2011, quando choveu 71,9 mm entre os dias 18 e 19 de outubro daquele ano.

A média de chuva para outubro em Aracaju é de aproximadamente 61 mm. Então, em menos de 24 horas choveu um pouco mais do que choveria durante todo o mês de outubro.

Em outros locais da cidade, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou volumes de chuva ainda mais elevados, em 24 hora. No Centro choveu 87,6 mm e no Jardim Barbosa choveu 70,4 mm.

VCAN

As áreas de instabilidade que provocaram muita chuva em Aracaju foram formadas pela circulação de um VCAN - Vórtice Ciclônico em Altos Níveis - uma circulação ciclônica de ventos em torno de 10 mil metros de altitude que nesta quinta-feira se encontrava no litoral sul da Bahia. 

Previsão

A partir desta sexta-feira, as áreas de instabilidade do VCAN não vão mais afetar o litoral de Sergipe. O sol aparece com força, mas ainda podem ocorrer algumas rápidas pancadas de chuva. Porém, não tem mais previsão de chuva forte e volumosa.

Para o fim de semana, a previsão é de sol e chuva passageira.

Foto: Climatempo

Foto de Lucas Soares, Aracaju (SE)

Litoral da Bahia em atenção para o aumento da chuva

O VCAN influencia o litoral da Bahia nesta sexta-feira. Há condições para chuva em todo o litoral baiano, incluindo Salvador, mas o risco de chuva forte fica para a região de Porto Seguro, no litoral sul baiano. Outras áreas do litoral da Bahia devem ter chuva a qualquer hora do dia, mas com fraca a moderada intensidade.

Algumas pancadas de chuva podem ocorrer na região do Planalto da Conquista e da Chapada Diamantina. 

Tempo seco predomina no Nordeste

O sol forte e o tempo seco predominam nas demais áreas do interior da Bahia e por quase todo o Nordeste do Brasil nos próximos dias.

Para esta sexta-feira, tem previsão de chuva passageira para o litoral de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba, mas o sol aparece forte.

O fim de semana será com sol forte na faixa litorânea de Sergipe até o Maranhão. Chove rápido no domingo no litoral da Bahia, de Alagoas, de Sergipe e de Pernambuco

O sul do Maranhão pode ter pancadas de chuva com raios na sexta-feira, 4 de outubro.  No fim de semana, as pancadas de chuva com raios devem ocorrer no Maranhão, mas no sábado, 5 de outubro, pode chover em Teresina e outros locais na divisa do Piauí com o Maranhão.

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade