PUBLICIDADE

Ar seco pelo interior do Brasil

Alerta para baixa umidade relativa do ar

4 set 2017 - 15h51
Compartilhar
Exibir comentários

Faltando menos de 20 dias para o fim do Inverno o que se observa é a influência de uma grande massa de ar seco sobre o interior do país. No Brasil, os eventos mais críticos de baixa umidade do ar ocorrem com maior frequência no fim do inverno e no começo da primavera, depois de um longo período com pouca chuva e com a tendência de aquecimento do ar.

A presença do sol forte e de pouca nebulosidade no céu favorece o aumento dos raios ultravioleta e com o aquecimento no decorrer da tarde, o ar vai secando, perdendo umidade. Por isso, em geral, os menores índices de umidade ocorrem durante a tarde.

Centro-Oeste muito quente e seco

Essa situação de baixa umidade é comum no Centro-Oeste, neste final de Inverno. Pelo menos até quarta-feira (06), a maioria das áreas da Região continua ensolarada sem condições de chuva. Poucas e rápidas pancadas de chuva podem acontecer na divisa de Mato Grosso com Rondônia e o Amazonas.

A população começa a ter problemas com a baixa umidade do ar. À tarde desta próxima terça-feira (05) tende a ser muito seca. Os índices de umidade do ar podem ficar abaixo de 20% em Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Palmas, São Paulo, oeste da Bahia e de Minas Gerais. Por isso, é necessário, aumentar a ingestão de líquidos e evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia. 

Umidade fica baixa em Cuiabá

 

Na tarde desta última segunda-feira, por volta das 14hs, horário de Brasília a cidade de Monte Alegre de Goiás, registrou 15% de umidade, o que caracteriza nível de alerta. Em Goiânia, a umidade neste mesmo horário era de 18%. Os dados são do Inmet.

Além da temperatura extremamente alta a umidade tem caído muito também em Cuiabá. Ainda segundo o órgão, às 14hs de hoje (04), horário de Brasília, a capital do Mato Grosso, registrava temperatura de 36,6°C cm umidade de 17%.

No domingo (03), o ar seco atuou forte na capital mato-grossense. Ao meio dia o termômetro marcou 38°C com umidade relativa do ar de apenas 11%, segundo o Inmet.

Porém, na tarde do último sábado (02), por volta de 13h, horário local, a umidade alcançou nível caracterizado de emergência, de acordo com dados do Cepagri/Unicamp. Os termômetros registraram 40°C no aeroporto Marechal Rondon, onde a umidade relativa do ar era de apenas 10%.

Veja também: Queimadas se espalham pelo Brasil

Ainda podemos ter La Niña em 2017?

Foto: Climatempo
Foto: Henrique Santillo - Goiânia - GO
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade