0

Ar seco ganha força no Nordeste

Chuva na costa norte do Nordeste também enfraquece. Calor aumenta em toda da Região.

5 mai 2019
08h35
  • separator
  • 0
  • comentários

Por Angela Ruiz

As áreas de instabilidade que provocaram muita chuva sobre a costa norte do Nordeste e principalmente sobre o Maranhão e o Piauí perderam força. O ar seco ganha força sobre a Região nos próximos dias.

Com a redução da umidade e consequentemente da nebulosidade, o tempo quente e seco predomina e e diminui a ocorrência de chuva, principalmente no interior da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, centro sul do Ceará, áreas de agreste e sertão e na maioria das áreas do Maranhão e do Piauí, inclusive em Teresina. Nestas áreas, diante da redução da chuva o sol aparece o dia todo e o calor aumenta. Ostermômetros sobem rápido e não há expectativa de chuva.

No extremo norte do Piauí e no norte do Maranhão, inclusive em São Luís, o primeiro domingo do mês de maio é com sol e muito calor. A partir da tarde e a noite as condições são favoráveis para ocorrência de pancadas de chuva isoladas, em alguns momentos com moderada intensidade.

A faixa litorânea de Fortaleza, do Rio Grande do Norte até as praias de Sergipe o sol aparece ao longo do dia e chove de forma fraca, rápida e passageira, principalmente nas primeiras horas da manhã e a noite.

No sul da Bahia, os ventos úmidos que sopram do mar espalham bastante umidade e chove a qualquer hora do dia, com moderada intensidade. Em Salvador, o sol aparece mais forte e as pancadas de chuva acontecem de forma mais localizada e pontual a partir da tarde.

Foto: Climatempo

Foto de Glauco Isaque, Quixelô (CE)

Tendência

Na segunda-feira, a previsão é de muito sol e calor em quase todas as cidades do Nordeste. No interior da Bahia, do Maranhão, Piauí e do Ceará, em todo o Pernambuco, Paraíba, sertão de Sergipe, em todo o Alagoas, o sol aparece forte e não chove.

Na faixa litorânea entre Fortaleza e Natal, de Sergipe até o sul da Bahia, sol, calor e pancadas rápidas de chuva. Em São Luís e no norte do Piauí as pancadas são mais isoladas e acontecem a partir da tarde. No litoral sul da Bahia, a quantidade de nuvens é maior intercalando períodos de sol e chove a qualquer hora. 

A partir de terça-feira, existe uma tendência de aumento da umidade na costa norte do Nordeste.

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade