PUBLICIDADE

Climatempo

Ar polar derrubou a temperatura em parte de MS e de MT

Tarde de 25 de julho foi uma das mais fria do ano em Cuiabá. A temperatura caiu 14°C em 24 horas na cidade.

25 jul 2019 - 18h48
(atualizado em 26/7/2019 às 21h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria aumentou a nebulosidade e derrubou a temperatura em parte de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. A tarde de 25 de julho foi uma das mais frias do ano em Cuiabá e em Campo Grande. Muitas nuvens se espalharam sobre o centro-oeste e o sul de Mato Grosso do Sul e sobre oeste e o sul de Mato Grosso, mas não houve registro de chuva.

Desta vez, o ar frio de origem polar não teve força para se espalhar por todas as regiões destes estados e nem para Goiás e para o Distrito Federal, mas onde entrou, a temperatura caiu muito.

Tarde muito fria em Cuiabá

A população de Cuiabá, capital de Mato Grosso, sentiu a enorme queda da temperatura. Foram 13°C em 24 horas. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima do dia 24 de julho foi de 37,1°C, a segunda mais alta de 2019 até agora. Mas na tarde de 25 de julho, a temperatura máxima foi de 23,7°C, na leitura feita às 21 horas (Brasília).  Haja saúde para aguentar uma variação tão grande de temperatura em pouco tempo.

A tarde de 25 de julho foi uma das mais frias de 2019 até agora em Cuiabá e uma das mais frias deste inverno que começou em 21 de junho.

Errata feita em 26/7/2019

Não houve recorde de menor temperatura máxima de 2019, como noticiado inicialmente pela Climatempo em 25/7/2019. O correto teria sido dizer que a tarde de 25 de julho foi a mais fria do deste inverno, até agora. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura máxima medida até às 15 horas (Brasília) foi de 23,4°C, conforme notícia veiculada pela Climatempo às 18h44 de 25/7/2019. Mas na nova leitura do termômetro que mede a temperatura máxima, que é feita normalmente pelo INMET às 21 horas (Brasília), a  temperatura aumentou para 23,7°C. 

Este novo valor (23,7°C) continuaria sendo a menor temperatura máxima do inverno de 2019 batendo a marca de 24,0°C do dia 6 de julho. Porém, no dia 26 de julho, o INMET registrou novamente 23,4°C de temperatura máxima às 15 horas (Brasília). Se este valor não se alterar na leitura das 21 horas (Brasília) de 26/7/2019, então a temperatura máxima de 26 de julho (23,7°C) será a mais baixa do inverno até agora .

O recorde de menor temperatura máxima e de tarde mais fria de 2019 até agora é de 22,7°C no dia 14 de maio. 

Pedimos desculpas aos nossos leitores pelo equívoco.

Foto: Climatempo

Foto de Gean Carlos, Cuiabá (MT)

Frio em Mato Grosso do Sul

A fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai começou a sentir a presença da nova massa de ar frio de origem polar na terça-feira, 23 de julho. Um denso nevoeiro se formou sobre Ponta Porã e que persistia nesta quinta-feira. Há dois dias a visibilidade no aeroporto local tem estado bastante reduzida, com menos de 1000 metros de alcance visual horizontal. A temperatura por lá não passou dos 14°C na quarta, 24, e nesta quinta-feira, 25 de julho, a temperatura máxima na região do aeroporto local foi de apenas 12°C! Na terça, 23, o calor chegou aos 30°C.

Todo sul e oeste de Mato Grosso do Sul esfriaram muito. Em Corumbá, o vento frio polar chegou com rajadas de 59 km/h na quarta-feira. Nesta quinta-feira, a temperatura máxima não passou dos 20°C.

Frio nesta sexta em MS e em MT

Nesta sexta-feira, 26 de julho, o ar frio de origem polar ainda será sentido no oeste sul de Mato Grosso, inclusive em Cuiabá, e no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, durante a madrugada e pela manhã . Assim, o dia amanhece frio e a tarde será amena. 

O ar frio se afasta no fim de semana e a temperatura sobe rapidamente já no sábado, 27 de julho. Apesar do amanhecer ligeiramente frio, esquenta ainda de manhã e a tarde será quente e seca.

Em Ponta Porã, a sexta-feira ainda deve amanhecer nublada e com visibilidade prejudicada pelo nevoeiro, mas sol deve reaparecer até o fim da manhã.

Ar quente seco no fim de semana

O ar quente e seco vai predominar sobre o Centro-Oeste do Brasil no último fim de semana de julho de 2019. A previsão é de sol forte e calor em toda a Região,apenas com temperatura amena ao amanhecer.

A secura do ar vai continuar incomodando. O nível mínimo de umidade deve ficar entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia em quase todo o Centro-Oeste.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade