PUBLICIDADE

Climatempo

Ar frio polar continua sobre  o Sul do Brasil

Virada do outono para o inverno é com frio e sol no Sul do Brasil. Porto Alegre pode ter recorde de frio e registrar menos de 10°C pela primeira vez este ano.

20 jun 2019 - 17h32
Compartilhar
Exibir comentários

A virada do outono para o inverno é com frio e sol no Sul do Brasil. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho às 12h54, pelo horário de Brasília. O ar frio de origem polar continua sobre a Região e deixa a umidade do ar baixa. Poucas nuvens se formam sobre a Região e a primeira tarde do inverno será ensolarada. Apenas a região de Curitiba e o litoral do Paraná permanecem com muitas nuvens.

A última madrugada do outono é gelada no Sul e Porto Alegre pode ter recorde de frio registrando menos de 10°C pela primeira vez este ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura na capital gaúcha até o dia 19 de junho era de 10,1°C, em 5 de junho.

A possibilidade de recorde de frio para 2019 em Florianópolis na madrugada de 21 de junho não pode ser completamente descartada. A menor temperatura este ano até o dia 20 de junho foi de 10,9°C em 5 de junho.

Curitiba também tem frio na última madrugada do outono, mas não deve ter recorde. A menor temperatura deste ano até o dia 20 de junho foi de 6,3°C em 5 de junho.

Fim de semana

O tempo fica seco,  com pouca nebulosidade e muito sol em quase todo o Sul do Brasil no primeiro fim de semana do inverno. Há risco de nevoeiro no começo da manhã.

Algumas pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde no litoral sul do Rio Grande do Sul.

Atenção! Forte frente fria deve chegar ao Sul do Brasil no dia 25 de junho.

Temperatura abaixo de zero no Sul do BR

A madrugada de 20 de junho foi muito fhttps://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/4719/urupema-scria na maioria das áreas da Região Sul. Quase todo o Rio Grande do Sul amanheceu com temperaturas entre 5°C e 8°C, mas a serra gaúcha teve frio de 1°C a 3°C.  Temperaturas abaixo de zero foram registradas nas regiões mais elevadas da serra de Santa Catarina. O sul do Paraná teve temperatura pouco abaixo dos 10°C.

Frio abaixo de 0°C e geada

As baixas temperaturas permitiram a ocorrência de geada no amanhecer do dia 20 de junho em muitas áreas do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia observou formação de geada fraca em Cambará do Sul , que temperatura mínima de 3,6°C, geada fraca em Bom Jesus, com mínima de 1,8°C e geada fraca em Bagé, com mínima de 6,2°C.

A serra de Santa Catarina teve temperatura abaixo de zero. Pela medição do Epagri-Ciram*,  a temperatura em Urupema chegou aos 2,4°C negativos, a 1,5°C abaixo de zero em Bom Jardim da Serra e 0,9°C abaixo de zero em Urubici.

* EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Confira as belas imagens da geada na região de São Joaquim.

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Legnaghi/ Ag. São Joaquim Online

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Legnaghi/ Ag. São Joaquim Online

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Legnaghi/ Ag. São Joaquim Online

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Legnaghi/ Ag. São Joaquim Online

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade