PUBLICIDADE

Climatempo

Após calor de 40°C, frente fria provoca chuva no Sul do BR

Há risco de chuva forte nos três estados no decorrer da semana

14 out 2019 - 03h38
Compartilhar
Exibir comentários

Após calor de 40°C, as áreas de instabilidade de uma frente fria aumentam a nebulosidade e provocam chuva em toda a Região Sul do Brasil. A semana será marcada por chuva na Região.

Na tarde do domingo, 13 de outubro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,2°C em Urussunga, no sul de Santa Catarina, e 40,3°C em Campina da Lagoa, no oeste do Paraná

Em Porto Alegre, a temperatura máxima oficial no sábado, 12, foi de 38,4°C, a segunda maior de 2019 até agora igualando a marca do dia 30 de janeiro. O recorde de calor atual é de 38,5°C, em 2 de janeiro.

Queda da temperatura

A temperatura cai em toda da Região Sul nesta segunda-feira,14 de outubro, por causa do grande aumento da nebulosidade, da chuva e também da entrada de ventos frios de origem polar, associados com a passagem de uma frente fria. 

Muitas áreas da Região Sul terão hoje o que os meteorologistas chamam de "temperatura invertida". Isto quer dizer que as menores temperatura de hoje vão ocorrer durante a noite, após em às 18 horas. A madrugada e manhã desta segunda-feira devem ser com temperaturas superiores às que serão observadas após o fim da tarde. 

Temporais

Áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil com a passagem de uma frente fria. Nuvens carregadas crescem sobre os três estados e provocam chuva moderada a forte, com raios e intensas rajadas de vento. Podem ocorrer fortes rajadas de vento variando de 60 km/h a 80 km/h.

A chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o Rio Grande do Sul.

As pancadas de chuva com raios devem ocorrer à tarde ou à noite na maioria das áreas da Região Sul. O centro-sul do Rio Grande do Sul tem tempo instável o dia todo, com várias pancadas de chuva desde cedo.  

Semana com muita chuva

Atenção! Após a passagem desta frente fria, áreas de instabilidade vão continuar ativas sobre o Sul do Brasil. O tempo fica muito instável, com chuva frequente e risco de chuva forte nos três estados pelo menos até a próxima sexta-feira, 18 de outubro.

Foto: Climatempo

Foto de Eder Luiz de Mello, Santa Maria (RS)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade