PUBLICIDADE

Climatempo

Alto risco de geada no Sul, MS e em SP

Confira quais regiões devem registrar geada nos próximos dias!

16 jul 2021 - 14h32
(atualizado em 17/7/2021 às 02h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: iStock

Uma forte onda de frio volta a atingir muitas áreas do Centro-Sul do Brasil a partir do domingo, 18 de julho, causando geada ampla e temperaturas negativas em diversos pontos do Sul, Sudeste e até mesmo no Centro-Oeste.

Confira a previsão para os próximos dias!

Rio Grande do Sul

Neste sábado (17), o amanhecer já começa com previsão de geada na Campanha Gaúcha, onde está a cidade de Bagé. As temperaturas nestas áreas ficam em torno dos 4°C.

No domingo (18), a área de geada aumenta e agora atinge a maior parte do estado. A temperatura já alcança para -2°C em São José dos Ausentes, na serra. A única exceção neste dia é o litoral, sul e a capital Porto Alegre, que ainda terão bastante nebulosidade pela madrugada e consequentemente, sem geada.

A segunda (19) e terça-feira (20), prometem ser os dias mais gelados e a geada atinge praticamente todas as cidades gaúchas, com exceção do litoral. Na Serra, as temperaturas novamente ficam abaixo de 0°C, e em Porto Alegre a mínima é de 4°C e a máxima prevista é de somente 15°C no início da semana.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, o frio ganha mais intensidade no domingo (18), e a geada atinge áreas do centro-oeste e serra catarinense. Em Urupema, a mínima já cai para abaixo de zero, alcançando os -3°C, e a máxima mal ultrapassa os 10°C no período da tarde. Em Chapecó, os termômetros ficam próximos aos 4°C nas primeiras horas do domingo.

A segunda (19) e terça-feira (20), novamente prometem ser os dias mais gelados, com temperaturas negativas de 0°C esperados para a região de serra e geada ampla por praticamente todo o estado, exceto no litoral. Em Florianópolis, o dia mais frio será a na segunda-feira (19), com mínima de 8°C e máxima de 18°C, mas, sem risco de geada.

Paraná

A temperatura já tem brusca queda no domingo (18), mas o frio mais intenso alcança o estado paranaense a partir de segunda-feira (19) e persiste também na terça (20), com previsão de geada ampla em praticamente todas as áreas com exceção, novamente, das áreas costeiras. Em Guarapuava e General Carneiro, a temperatura fica abaixo de 0°C na próxima terça, alcançando os -1°C e -5°C, respectivamente. Este também será o dia mais frio em Curitiba, com mínima de 2°C e máxima prevista de 13°C, há previsão de geada também na quarta-feira (21). Em algumas outras cidades como Foz do Iguaçu e Maringá, as temperaturas também ficam abaixo dos 5°C no início da próxima semana e há risco de geada.

São Paulo

A massa de ar frio também chega ao estado de São Paulo no domingo (18), quando a temperatura começa a baixar, mas o frio mais intenso é esperado para a segunda (19) e terça-feira (20). Há previsão de geada fraca em áreas do centro-oeste e sul do estado, com mínima prevista de 5°C em Presidente Prudente e Marília, e somente 2°C em Campos do Jordão, entre segunda (19) e terça-feira (20).

Na cidade de São Paulo as temperaturas já ficam próximas aos 10°C na madrugada do domingo e ficam abaixo desta marca em quase todas as madrugadas da próxima semana. Mas o dia mais frio será na terça, com mínima de 5°C e máxima de somente 18°C. É esperado novo recorde de frio para a capital paulista.

Minas Gerais

No território mineiro também há previsão de geada, mas que fica restrita às áreas mais ao sul do estado, como é o caso de Monte Verde, Pouso Alegre e Varginha, que terão temperaturas abaixo dos 4°C na próxima terça-feira (20). Em Belo Horizonte a sensação de frio aumenta neste dia, e os termômetros variam entre 12°C e 23°C.

Rio de Janeiro

A massa de ar frio alcança o território fluminense a partir do próximo domingo (18), despencando as temperaturas por todo o estado. Em Petrópolis a mínima é de 7°C e a máxima de 18°C na próxima terça-feira (20). Na quarta-feira (21), a mínima cai para 14°C em Campos dos Goytacazes, e na cidade do Rio de Janeiro, o dia começa com 11°C e a máxima chega aos 25°C.

Mato Grosso do Sul

O frio também chega ao Centro-Oeste do Brasil, e há previsão de geada no sul do estado do Mato Grosso do Sul. Em Amambaí e Sete Quedas, a mínima gira em torno dos -4°C no início da próxima semana, com previsão de geada. Em toda região central e sul do estado as temperaturas tendem a ficar próximas aos 5°C, e em Campo Grande o dia mais frio será na segunda, com mínima de 7°C e máxima de 23°C.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade