PUBLICIDADE

Alerta: PR e SP registram caso de caracol indiano

Molusco gosta de ambiente quente, úmido e escuro e está associado a devastação de plantações

24 nov 2021 11h05
ver comentários
Publicidade

Foto: Istock- ilustrativa (não representa o molusco encontrado no BR) 

Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) confirmaram a presença de espécie invasora de caracol, chamada Macrochlamys que chegou ao Brasil.

O molusco gosta de ambientes quentes, úmidos e escuros e está associado à destruição de plantações e pode causar doenças gastrointestinais e até meningite.

O professor e doutor em ecologia da Unesp em São Vicente, Marcos Bornschein disse que o molusco é capaz de enfrentar longos períodos de seca, pois se adapta muito bem dentro de sua concha mantendo a umidade em seu interior.

De acordo com os pesquisadores da Unesp, o molusco já foi confirmado no Paraná e em São Paulo. Há relatos da presença do caracol em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. Há relatos de ocorrência em Maringá (PR), Cubatão, Santos e São Vicente, no litoral paulista e também em pequenas lavouras do interior.

Na Índia, a presença deste molusco e a transmissão de doenças já é conhecida e documentada pelos órgãos governamentais do país. Ainda não é possível saber se os indivíduos invasores identificados no Brasil estão infectados por nematoides que carregam as doenças. Por precaução, os cientistas recomendam o uso de luvas ou sacolas plásticas, durante o manuseio, a qualquer pessoa que se depare com um deles.

Os pesquisadores estão realizando análise e coletando dados para identificar os pontos prováveis onde esses moluscos irão encontrar as condições climáticas e ambientais ideias para seu desenvolvimento no Brasil.  

Saiba identificar

O caracol possui tamanho pequeno, casca na cor âmbar. Sua atividade é maior à noite e após as chuvas. Uma característica importante é a saliência carnuda e pontiaguda na ponta da cauda. Gosta de se alimentar dos brotos das plantas e das folhas mais macias.

Caso você encontre uma colônia destes moluscos informe o órgão ambiental da sua cidade e envie sua foto, localização para a pesquisadora Larissa Teixeira, mestre em biodiversidade, que atua no grupo de investigação. O email é larissa.teixeira@unesp.br

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Publicidade
Publicidade