PUBLICIDADE

Climatempo

Alerta para volumes elevados de chuva no Norte e Nordeste do BR

Os próximos dias serão marcados por chuva volumosa em muitas áreas do Norte e Nordeste do Brasil. Confira a previsão na matéria!

2 dez 2021 - 11h17
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Palmas (TO), por por Gleive Marcio

O padrão de circulação de ventos que está se estabelecendo entre as camadas médias e altas da atmosfera e a Zona de Convergência Intertropical(ZCIT) vão contribuir para a formação de nuvens muito carregadas nos próximos dias em áreas do centro-norte do Brasil. Vários estados do Norte e do Nordeste estão na rota dos temporais até a próxima semana.

Nesta época do ano, é normal que a ZCIT comece a descer mais, ficando próxima da costa norte brasileira, como é o previsto para o próximo período. Este sistema vai ser o responsável por organizar a formação das nuvens carregadas no extremo norte do Brasil, principalmente sobre o leste e norte do Amapá, norte do Pará e do Maranhão. Os acumulados, em geral, variam de 40 a 60mm até o domingo, e pode chover até perto de 100mm no norte do Amapá.

Além disso, todo padrão de circulação de ventos também vai estimular a formação de instabilidades sobre a faixa que vai entre o norte de Goiás e o Tocantins até o Amazonas. O risco de temporal é bastante elevado até o fim desta semana. Os acumulados devem variar de 70 a 100mm em muitos municípios. 

Foto: Climatempo

Fique atento!

Com a chuva frequente e volumosa, o risco para alagamentos, deslizamentos e transbordamentos segue bastante elevado nos próximos dias. Fique atento aos avisos da Defesa Civil da sua região e continue acompanhando a previsão atualizada no site da Climatempo!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade