PUBLICIDADE

Climatempo

Alerta para temporais no Sudeste, Norte e Nordeste nesta quarta

Ar seco avança pelo interior da Região Sul. Mar muito agitado e ressaca do RS ao RJ.

31 mar 2021 - 07h25
(atualizado às 08h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: São Paulo (SP), por André C.

Nebulosidade sobre o Brasil 

O ar quente e úmido que predomina sobre o centro-norte do Brasil estimula a formação de nuvens bastante carregadas nos estados da Região Norte e em muitas áreas do Nordeste.

Uma área de baixa pressão atmosférica está se intensificando na costa da região Sul e forma nuvens pesadas sobre o mar.

A circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera está estimulando a formação de algumas nuvens carregadas em parte da Região Sudeste.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 31/3/2021  - quarta-feira

O ar seco avança sobre o interior da Região Sul e nesta quarta-feira atinge parte do interior de São Paulo e também o Mato Grosso do Sul. Por isso muitas áreas destas regiões ficam com pouca nebulosidade nesta quarta-feira, sol forte e sem condições para chuva. Na Região Sul há condições para pancadas de chuva no leste dos estados, onde está todo o litoral e também a região da grande Porto Alegre, o Vale do Itajaí e as áreas serranas do Rio Grande do Sul de Santa Catarina. 

As áreas de instabilidade aumentam  na Região Sudeste. Nesta quarta-feira há condições para pancadas de chuva à tarde e à noite sobre Minas Gerais, no norte e leste de São Paulo e no Espírito Santo. No litoral norte de São Paulo, no Vale do Paraíba paulista e também no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio de Janeiro, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora. O centro-oeste do estado de São Paulo tem um dia de sol com algumas nuvens, mas sem chuva.

Na Região Centro-Oeste, o ar seco que avança sobre o Mato Grosso do Sul deixa o tempo firme o dia todo. O sol aparece forte nesse estado e também predomina no sul e leste de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá, na maioria das áreas de Goiás e no Distrito Federal. Quarta-feira de sol também na região de Brasília e de Goiânia. Há condições para pancadas de chuva no sudeste de Goiás, região próximo ao Triângulo Mineiro.

Pancadas de chuva também acontecem a partir da tarde no centro-oeste e norte de Mato Grosso.

Nos estados da Região Norte e em praticamente todo Nordeste, a quarta-feira é com tempo instável, com muitas nuvens e várias pancadas de chuva ao longo do dia.  A maioria dessas pancadas pode acontecer com raios. Na Bahia há condições para pancadas de chuva no norte e noroeste do estado, incluindo a região de Barreiras, e também no extremo sul baiano.

 

Alertas meteorológicos para 31/3/2021

Alerta especial: atenção para o mar muito agitado no Sul e Sudeste do Brasil. há condições para ressaca no decorrer desta quarta-feira do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. Alerta para chuva moderada a forte e rajadas de vento com até 80 km por hora entre o litoral sul de Santa Catarina e a região do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Alerta para temporais em todo o estado do Rio de Janeiro, na região da Zona da Mata 

Mineira, na Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba e litoral norte no estado de São Paulo. 

Na Grande São Paulo, em áreas como a Baixada Santista, Campinas, no sul de Minas, na grande Belo Horizonte, no Vale do Rio Doce, no estado do Espírito Santo essa quarta-feira é de atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e ventos fortes 

Alerta para temporais no Amapá, no litoral do Pará, no litoral do Maranhão, incluindo as capitais Macapá, Belém e São Luís.

Alerta para temporais no Acre, em Rondônia, no centro-sul, norte e leste do Amazonas, incluindo as capitais Manaus, Porto Velho e Rio Branco. Nas demais áreas do Pará, em Roraima, no oeste do Amazonas, no centro-norte do Tocantins, nas outras áreas do Maranhão, no Piauí e no Ceará, a quarta-feira é de atenção para o risco de chuva moderada a forte, raios e ventos que podem ser fortes.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade