PUBLICIDADE

Climatempo

Ainda chuva forte sobre a Grande BH em parte do sábado

Áreas de instabilidade devem enfraquecer devagar durante o fim de semana, Saiba quando a chuva deve começar a diminuir.

24 jan 2020 - 23h41
Compartilhar
Exibir comentários

Voltou a chover forte sobre a Grande Belo Horizonte na noite da sexta-feira, 24 de janeiro. Na cidade de Belo Horizonte, em apenas 2 horas, entre 19 horas e 21 horas, choveu 71,4 m na região de Cercadinho e  60,8 mm na região da Pampulha, segundo o INMET. No mesmo período caíram 45 mm sobre Florestal (Grande BH).

Ainda existe risco de chuva forte 

A situação ainda é muito preocupante em relação à chuva sobre Minas Gerais. Infelizmente a Grande Belo Horizonte, e a maioria das regiões mineiras, ainda está sujeita a chuva forte entre a noite da sexta-feira, 24, e o fim da manhã do sábado, 25 de janeiro. 

Por volta das 22 horas da sexta-feira, as imagens captadas pelo satélite GOES 16 ainda mostravam áreas de nuvens bastante carregadas avançando de Goiás e do oeste de Minas Gerais para o centro de Minas Gerais. Não se pode descartar que  parte destas nuvens passem sobre a Grande Belo Horizonte. Ainda há condições para chuva moderada a forte. 

Foto: Climatempo

Nuvens carregadas sobre MG por volta de 23h de 24/1/2020

A previsão é de que ainda chova de forma generalizada na madrugada e manhã deste sábado , 25 sobre a Grande Belo Horizonte. A região das cidades históricas e pelo menos parte do Vale do Rio Doce também poderá ser atingidas por estas nuvens carregadas. Assim, há risco de chuva intensa nestas regiões.

Já para o Triângulo Mineiro, a região do Sul de Minas e da Zona da Mata, a previsão já é de pouca chuva para madrugada e manhã deste sábado, apesar da grande quantidade de nuvens.

Volumes de chuva 

Confira quanto choveu no período de 24 horas entre 23 horas do dia 23 e 23 horas de 24 de janeiro de 2020 pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Cidade

Chuva 24h (mm)

Belo Horizonte (Cercadinho)

214,8

Ibirité

169,2

Belo Horizonte (Pampulha)

167,4

Florestal

149,8

Viçosa

142,2

Muriaé

128,8

Araxá

105,4

Diamantina

102,4

Quando a chuva vai diminuir sobre a Grande BH?

A expectativa é de que as áreas de instabilidade sobre Minas Gerais enfraqueçam no decorrer da tarde deste sábado, 25. Mas isto não significa que a chuva vai parar de vez. A previsão é de diminuição da intensidade da chuva sobre Grande Belo Horizonte. 

No domingo, 26 de janeiro, as áreas de instabilidade devem enfraquecer um pouco mais e a expectativa é de que a chuva diminua de intensidade e já não seja generalizada, como nas últimas 48 horas. 

É possível que já ocorram períodos com sol durante o domingo na Grande BH e na maioria das regiões de Minas Gerais, mas ainda poderá chover forte especialmente sobre o Vale do Rio Doce, no Vale do Jequitinhonha e sobre o Noroeste Mineiro.

Ainda tem previsão de pancada de chuva para todas as regiões de Minas Gerais na segunda-feira e que podem ser moderadas a fortes. O sol aparece e a espera-se que chova em vários locais só à tarde e à noite. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade