PUBLICIDADE

Climatempo

10 hábitos de higiene para ter independente de pandemias

Confira dicas importantes de limpeza em viagens.

25 mar 2020 - 16h34
Compartilhar
Exibir comentários

Com a pandemia declarada, o principal assunto nos quatro cantos do planeta é o coronavírus. Assim como aconteceu em 2009, com o H1N1, este é um momento em que a população torna-se mais consciente com a higiene. Mas convenhamos que esta deveria ser uma preocupação constante tanto em nosso dia a dia, como em qualquer viagem. Na tentativa de implementar bons hábitos para a vida toda, e não apenas quando há uma doença séria correndo pelo mundo, listamos 10 hábitos de higiene que você deve ter independente de pandemias.

Nunca andar descalço no avião

Encontrar o seu assento, se acomodar, apertar os cintos e tirar os sapatos. Este é um ritual feito por muitos viajantes. De fato, voar usando sapatos não é confortável, mas para circular na aeronave e principalmente ir ao banheiro, é essencial que você os coloque. Jamais ande descalço ou só de meias no avião. Apesar da aeronave ser higienizada, o carpete é apenas aspirado superficialmente e acumula infinitas bactérias. Se você quiser ir além na prevenção, leve o seu próprio travesseiro e cobertor para viajar.

Sempre lavar as mãos

Com o coronavírus, uma frase viralizou na internet: "Pessoal, eu não sei como dar essa notícia, mas... vocês deveriam estar lavando as mãos este tempo todo, não só a partir de agora". Isso resume. Mesmo que não haja uma doença tão preocupante circulando, o mundo é sujo e custa nada nos protegermos. Maçaneta, dinheiro, corrimão, transportes públicos e literalmente qualquer coisa é bombardeada com inúmeros germes diferentes o dia todo. Sempre que você tiver um banheiro à disposição, lave bem as mãos durante pelo menos 20 segundos. O álcool em gel também quebra um galho, mas nada como água e sabão.

Higienizar superfícies de contato

Pecar por cuidado demais é melhor do que de menos. Não se trata de ficar neurótico com limpeza, mas se você puder higienizar a mesinha do avião e os braços da poltrona, por exemplo, é uma boa via de precaução. Ao pegar o carro alugado, faça o mesmo com o volante, marcha, freio de mão e rádio. No Brasil não é tão comum, mas nos Estados Unidos é muito fácil de achar lenços umedecidos para tal higienização em qualquer farmácia.

Não encostar no vaso sanitário

Mulheres aprendem isso desde que são meninas: jamais sente diretamente no vaso sanitário de banheiros públicos, mesmo que eles pareçam limpos a olho nu. Você pode optar por forrar o assento com papel higiênico ou fazer as necessidades agachado, sem o toque. A região genital é altamente sensível e pode absorver bactérias facilmente.

Higienizar aparelhos eletrônicos

Você chega da rua e capricha na água e sabão para logo depois usar o celular, que permanece infectado. Os mesmos lenços umedecidos sugeridos para limpar superfícies de contato podem ser usados no celular, tablet, laptop, câmera fotográfica e outros aparelhos eletrônicos.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade