PUBLICIDADE

Pesquisadores desenvolvem injeção sem agulha e sem dor

A chamada 'Bubble Gun' usa um laser para injetar gotículas através da camada exterior da pele

13 out 2021 - 13h23
(atualizado às 13h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Tecnologia de vacina por laser
Tecnologia de vacina por laser
Foto: Reuters

Pesquisadores da Holanda estão desenvolvendo uma tecnologia de laser para obter injeções sem agulha e "praticamente indolores", o que qualificam como um avanço que diminuirá o medro e reduzirá as barreiras de campanhas de vacinação.

A 'Bubble Gun' usa um laser para injetar gotículas através da camada exterior da pele, explicou David Fernandez Rivas, professor da Universidade Twente e pesquisador associado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que teve a ideia.

O processo é mais rápido do que uma picada de mosquito e "não deveria causar dor" porque as terminações nervosas da pele não são tocadas, disse ele, acrescentando que a invenção será mais estudada.

"Em um milissegundo, o vidro que contém o líquido é aquecido por um laser, uma bolha é criada no líquido, empurrando o líquido para fora a uma velocidade de ao menos 100 quilômetros por hora", disse durante uma entrevista em seu laboratório. "Isto no permite penetrar a pele sem dano. Não se vê nenhuma ferida ou ponto de entrada".

Rivas acredita que a invenção não somente ajudará a vacinar mais pessoas, mas também evitará o risco de contaminação de agulhas sujas e reduzirá os dejetos médicos.

Cerca de um de cada cinco holandeses tem medo de agulhas, disse Henk Schenk, que oferece terapia para ajudar os casos agudos. "O medo de agulhas é mais comum do que se pensa. As pessoas têm medo de admitir".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade