PUBLICIDADE

Golfinho retirado do mar por banhistas morre na Espanha

Dezenas de banhistas seguraram filhote de golfinho para tirar fotografias. Estresse causou a morte. Animal havia encalhado em praia.

16 ago 2017 - 19h08
(atualizado às 19h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A morte de um filhote golfinho retirado do mar por centenas banhistas para ser fotografado causou nesta quarta-feira (16/08) uma onda de indignação na Espanha.

De acordo com a ONG Equinac, que se dedica a recuperar e cuidar da fauna marinha, o incidente ocorreu no sábado numa praia de Mojácar, no sul do país. O golfinho havia encalhado e banhistas aproveitaram a situação para remover o animal e tirar fotografias.

Turistas causam a morte de golfinho após retirar o animal da água em praia no sul da Espanha
Turistas causam a morte de golfinho após retirar o animal da água em praia no sul da Espanha
Foto: Facebook / Reprodução

"Os cetáceos são animais muito sensíveis ao estresse e o manuseio. A grande quantidade de pessoas em cima deles para tirar fotos e tocá-los causa um choque forte que acelera a ocorrência de insuficiência cardiorrespiratória", afirmou a organização ao explicar o que causou a morte do animal.

Segundo com a Equinac, o grupo de salvamento foi notificado do encalhamento e chegou ao local em 15 minutos, mas o filhote já havia morrido. "O animal foi submetido a curiosos que queriam fotografá-lo e tocá-lo, e isto foi confirmado pelo coordenador dos salva-vidas e por fotografias, na qual crianças estão passando a mão no animal, cobrindo involuntariamente o espiráculo (orifício de respiração)", acrescentou a ONG.

A organização disse ainda que o filhote pode ter ido parar na praia por ter se perdido da mãe, razão pela qual ele não sobreviveria, ou por estar doente.

O anúncio da morte do golfinho causou indignação nas redes sociais. No Twitter, um usuário pediu que as pessoas deixassem a estupidez em casa antes de ir à praia.

Uma mensagem do partido espanhol contra o maltrato animal (PACMA) culpando o assédio dos banhistas pela morte do filhote recebeu mais de 4,8 mil curtidas no Facebook.

Veja também

Câmera grava interior da boca de tubarão-branco ao quase ser devorada:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade