PUBLICIDADE

Estudo revela que primeiros ancestrais dos dinossauros eram quadrúpedes

12 abr 2017 - 15h48
Compartilhar
Exibir comentários

Os primeiros exemplares do grupo biológico que deu origem aos dinossauros e aos pássaros eram animais carnívoros que caminhavam sobre quatro patas, segundo a análise de um novo fóssil publicada nesta quarta-feira pela revista científica "Nature".

Durante décadas, os cientistas pensaram que os primeiros ancestrais dos dinossauros tinham tamanho relativamente pequeno e caminhavam sobre duas patas, como os pássaros atuais.

No entanto, um fóssil com mais de 245 milhões de anos revelou que os primeiros exemplares de arcossauro - ancestrais dos dinossauros e dos pássaros - que se separaram do restante dos répteis mediam entre dois e três metros.

O fóssil de Teleocrater rhadinus que foi estudado na Universidade Virgínia Tech, nos Estados Unidos, é um exemplar do período Triássico Médio, pouco depois que os arcossauros se dividiram em dois ramos, um que deu origem aos dinossauros e, mais tarde, às aves, e outro aos crocodilos.

Em 1933, fósseis de um Teleocrater já tinham sido encontrados na Tanzânia, mas naquele espécime faltavam ossos cruciais para compreender sua evolução.

"O Teleocrater põe em xeque nossos modelos sobre o aspecto que teriam os ancestrais mais próximos dos dinossauros", afirmou o paleontólogo Richard Butler em um comunicado da Universidade de Birmingham (Reino Unido), que colaborou na pesquisa.

"Os dinossauros foram animais de enorme sucesso. É natural que queiramos compreender de onde vinham e como chegaram a ser tão dominantes", disse Butler, para quem o novo fóssil supõe um desafio para "muitas das ideias clássicas sobre a origem dos dinossauros".

O Teleocrater foi classificado dentro de um novo ramo dos répteis, batizado como os aphanossauros, que se localiza na base da linha avícola dos arcossauros, antes de sua divisão entre pterossauros (alados) e dinossauros.

Esta nova classe apresenta uma morfologia de transição, ao combinar caraterísticas presentes no último ancestral comum entre os pássaros e os crocodilos, junto com traços próprios dos dinossauros clássicos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade