Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ciclone derruba píer, destelha casas e deixa 200 mil sem luz no RS

29 jul 2025 - 09h56
Compartilhar
Exibir comentários

O avanço de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul entre a noite de segunda-feira (28) e a madrugada de terça provocou danos em diversas regiões. A força do vento, que chegou a 105 km/h, causou a queda de estruturas, interrupções no fornecimento de energia e desalojamento de moradores. Conforme atualização da manhã desta terça-feira (29), 207 mil clientes estão sem luz no estado.

Parte da plataforma de Atlântida, em Xangri
Parte da plataforma de Atlântida, em Xangri
Foto: Lá, desabou nesta segunda-feira (28) durante passagem de ciclone extratropical pelo RS - David Castro/Arquivo pessoal / Perfil Brasil

No Litoral Norte, as rajadas afetaram municípios como Xangri-Lá, Capão da Canoa, Imbé e Tramandaí. Em Atlântida, parte de um píer cedeu ao impacto das ondas, que, segundo a Marinha, podem chegar a 3,5 metros. A plataforma, com cerca de 25 metros, desabou na praia, conforme a Associação dos Usuários da Plataforma Marítima da Atlântida (Asuplama).

Quais os principais danos provocados pelo ciclone extratropical?

Em Capão da Canoa, ao menos 150 casas foram danificadas. Postes e árvores foram derrubados, e 16 pessoas estão abrigadas em estruturas públicas. Em Imbé, a queda de um poste comprometeu o tráfego na ponte que liga a cidade a Tramandaí. O telhado da garagem da prefeitura foi arrancado.

A situação também é crítica em Pelotas, na Região Sul. Oito unidades básicas de saúde estão com o atendimento suspenso por falta de energia elétrica. A expectativa da prefeitura é retomar os serviços ainda nesta terça.

Durante a Feira Nacional do Doce, também em Pelotas, um toldo de acesso desabou. Não houve feridos. Já em Rio Grande, uma parede caiu sobre uma residência e atingiu um carro estacionado. Apesar dos estragos, ninguém se feriu. Árvores e postes também foram derrubados pela ventania.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta amarelo para vendaval. A Defesa Civil emitiu aviso de atenção para chuvas contínuas em áreas da Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. O risco de alagamentos é considerado moderado.

Frio avança nos próximos dias

Com a saída do ciclone, uma massa de ar polar se desloca sobre o Estado e provoca queda nas temperaturas. A previsão aponta que o tempo continuará instável em parte do território nesta terça, especialmente nas regiões Norte, Serra e Litoral.

Na quarta-feira (30) e na quinta (31), o clima se estabiliza, e o sol volta a aparecer em grande parte do RS. Não há previsão de novos temporais. No entanto, o frio deve se intensificar com a presença da massa polar.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade