PUBLICIDADE

Chuva forte para o Noroeste de MG, Jequitinhonha e Doce

Até quando a chuva será frequente e volumosa? Vários locais no norte e leste de MG já acumularam a média de chuva para todo o mês de dezembro.

13 dez 2017 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva não dá trégua ao norte de Minas Gerais. Cidades do Vale do Jequitinhonha e do Noroeste Mineiro voltaram a registrar fortes pancadas entre noite de ontem e a madrugada desta quarta-feira. Almenara teve o maior acumulado de chuva no Brasil no período de 24 horas entre 10 horas do dia 12 e 10 horas de 13 de dezembro de 2017. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 93,0 mm neste período.

Mais chuva

A chuva não vai parar agora. A quarta-feira ainda é de alerta porque ainda pode chover forte na tarde e noite de hoje em várias áreas do Jequitinhonha e do Noroeste Mineiro.

Foto: Climatempo

Maiores volumes de chuva no Brasil entre 12 e 13 de dezembro de 2017

Há previsão de mais chuva para as próximas 48 horas e agora, além do Noroeste Mineiro e do Jequitinhonha, o Vale do Rio Doce também deve voltar a ter chuva forte. As áreas de instabilidade que já estão há quase três semanas atuando sobre áreas do norte e do leste de Minas Gerais serão reforçadas por um centro de baixa pressão atmosférica que forma durante esta quinta-feira, 14 de dezembro, entre o Espírito Santo e o sul da Bahia. Mesmo sobre o mar, esta área de baixa pressão vai estimular o crescimento de mais nuvens carregadas também sobre o continente aumentando a chuva em particular sobre a região do Doce e do Jequitinhonha.

Quando a chuva vai diminuir?

A população do norte e do leste de Minas Gerais certamente comemora a volta da chuva, depois de três verões com chuva muito abaixo do normal. Rios e barragens estão enchendo e a agricultura está sendo beneficiada. Mas este período de chuva frequente e volumosa está chegando ao fim.

A previsão é de que as áreas de instabilidade enfraqueçam bastante a partir do dia 16 de dezembro, no próximo sábado. A segunda quinzena de dezembro deve ser marcada por dias com muito sol, calor e chuva escassa.

Os mapas mostram a estimativa de chuva para a Região Sudeste entre os dias 19 e 28 de dezembro de 2017

Foto: Climatempo

Estimativa de chuva no Sudeste entre 19 e 23 de dezembro de 2017

Foto: Climatempo

Estimativa de chuva no Sudeste entre 24 e 28 de dezembro de 2017

Foto: Climatempo

Foto de Savio Barcelos, Mutum (MG)

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade