'The New York Times' não noticiou investigação de Trump contra Eduardo Bolsonaro
JORNAL AMERICANO NÃO PUBLICOU QUE O PRESIDENTE NORTE-AMERICANO ESTARIA 'DESCONFIANDO' DO QUE O DEPUTADO BRASILEIRO TEM FALADO
O que estão compartilhando: vídeo afirma que o jornal The New York Times teria publicado que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria solicitado ao secretário de Estado americano, Marco Rubio, uma investigação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por declarações relacionadas ao Brasil e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há registro de reportagem no site do The New York Times sobre o tema. Uma busca no Google por notícias citando Trump, Eduardo e Rubio não retornou resultados.
Saiba mais: o vídeo é uma montagem com fotos das pessoas citadas e de outras autoridades brasileiras, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Também são exibidas imagens de notícias em veículos de comunicação americanos. Essas notícias não estão relacionadas a uma suposta investigação contra Eduardo.
O áudio do vídeo afirma que Trump teria pedido uma investigação após descobrir que "muitas coisas ditas para ele por Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo não são verdadeiras ou estão sendo transmitidas de forma distorcidas". O conteúdo afirma, ainda, que Trump "está começando a achar que foi manipulado por Eduardo Bolsonaro para criar uma situação para livrar seu pai, Jair Bolsonaro, da prisão".
Eduardo e Paulo estão há meses nos Estados Unidos, onde de acordo com a Polícia Federal articulam represálias contra autoridades brasileiras com o intuito de travar o julgamento do ex-presidente, réu no processo do STF que investiga tentativa de golpe de Estado.
É falso que Eduardo Bolsonaro tenha desviado R$ 600 milhões da Lei Rouanet com empresa nos EUA
Post distorce reportagem para acusar Eduardo Bolsonaro de doar dinheiro público a Trump
Ocorre que não há notícia de que Trump esteja "desconfiando" de ambos. A reportagem mais recente no New York Times que cita Eduardo foi publicada em 20 de agosto e informa que a Polícia Federal brasileira descobriu que o pai do deputado, Jair Bolsonaro, planejava buscar asilo na Argentina.
Nesse texto, Eduardo é citado quando o jornal contextualiza a investigação policial brasileira sobre ele e o pai terem feito lobby em território americano para que os Estados Unidos interferissem no julgamento. Na última semana, a PF indiciou os dois por crimes de coação no curso do processo e abolição do Estado Democrático de Direito.
A reportagem do jornal americano explica que Eduardo Bolsonaro visitou a Casa Branca diversas vezes nos últimos meses para buscar a intervenção no caso. O texto relembra que em julho Trump citou o assunto ao anunciar tarifas de 50% sobre produtos do Brasil, exigindo que o País desistisse do processo contra Jair Bolsonaro.
Já a última notícia do The New York Times que tem Eduardo como protagonista foi publicada em 18 de março. Na ocasião, ele disse que buscaria asilo político nos Estados Unidos, alegando ser alvo de perseguição por defender o movimento de direita representado pelo pai.
O Aos Fatos também checou conteúdos semelhantes a este.