Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que pomada com nistatina seja recomendada para rejuvenescer pele do rosto

MEDICAMENTO É INDICADO PARA ASSADURAS DE BEBÊS; BULA NÃO MENCIONA AÇÃO ANTIRRUGAS PREVISTA EM VÍDEO VIRAL

29 out 2025 - 09h15
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: um vídeo no Facebook recomenda o uso da pomada "nistatina + óxido de zinco", do laboratório Neo Química, para rejuvenescer a pele do rosto. O conteúdo promete uma pele sem rugas ou linhas de expressão, mesmo em pessoas idosas.

Nenhuma pomada, isoladamente, é capaz de “apagar” rugas, segundo especialistas.
Nenhuma pomada, isoladamente, é capaz de “apagar” rugas, segundo especialistas.
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A "nistatina + óxido de zinco", mostrada no vídeo, se trata de um creme para tratar assaduras de bebês. Segundo a bula do medicamento, a pomada pode ser usada em adultos no tratamento de irritações em áreas da pele que sofrem atrito. Não há menção alguma às ações antirrugas prometidas no vídeo.

O laboratório Neo Química, que desenvolve o produto, diz que o uso da pomada para finalidades estéticas ou dermatológicas não previstas na bula é inadequado e pode causar efeitos adversos. Especialistas consultados pelo Verifica explicam que nenhuma pomada, isoladamente, é capaz de "apagar" rugas profundas.

Saiba mais: O conteúdo checado mostra a aplicação do produto "nistatina + óxido de zinco", do laboratório Neo Química, na testa de uma pessoa. O áudio afirma que basta aplicar a pomada somente uma vez para deixar o "rosto impecável", sem rugas ou linhas de expressão. É dito que mesmo a aplicação sobre as rugas de pessoas idosas alcançam o resultado prometido. Mas nada disso é verdade.

Uso previsto em bula é para assaduras

O laboratório Neo Química disse ao Verifica que a pomada é indicada para o tratamento de assaduras em bebês, especialmente associadas ao uso de fraldas. O produto também pode ser utilizado em crianças maiores e adultos para tratar irritações na pele decorrentes de atrito, como região genital, nádegas, entre os dedos, axilas e sob os seios.

O laboratório afirma que o medicamento deve ser utilizado exclusivamente conforme as orientações da rotulagem e da bula, ou sob recomendação de profissional médico ou farmacêutico. "Não há qualquer indicação de uso off label [fora do que está previsto na bula] do produto", completa.

O uso da pomada para finalidades estéticas ou dermatológicas não previstas em bula, como aplicação no rosto para manchas ou rugas, é considerado inadequado pela marca, que também alerta para efeitos adversos dessa prática.

De acordo com Juliana Kida, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um dos possíveis efeitos negativos é o desenvolvimento de alergia a algum componente da fórmula. Além disso, por ser uma pomada oleosa, Kida alerta para a possibilidade do produto acarretar em acne na pele.

Pomadas não apagam rugas ou linhas de expressão profundas

Juliana Kida afirma que qualquer creme hidratante pode melhorar a aparência de rugas ou linhas de expressão. No entanto, essa melhora depende muito da profundidade das rugas. Segundo a especialista da SBD, se as linhas de expressão forem muito superficiais, um creme hidratante realmente é capaz de melhorar a aparência da pele. "Agora, se for uma ruga de expressão já mais profunda, já marcada na pele, aí não. Nenhum creme vai ser capaz de melhorar essa ruga", explica.

De acordo com o farmacêutico e professor adjunto dos cursos de farmácia e medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Lucas Alves, nenhuma pomada, isoladamente, é capaz de "apagar" rugas ou eliminar o envelhecimento cutâneo.

Segundo Alves, os produtos cosméticos e dermatológicos podem melhorar a hidratação, a elasticidade e o aspecto geral da pele, reduzindo a aparência das rugas. "Mas o envelhecimento é um processo biológico complexo, que envolve alterações estruturais na derme, perda de colágeno e danos acumulados pelo sol e pelo tempo", completa.

O farmacêutico explica que tratamentos eficazes contra rugas geralmente envolvem abordagens combinadas. Alves cita, por exemplo, o uso de protetor solar, cosméticos com ativos comprovados (como retinoides e ácido hialurônico), e procedimentos médicos supervisionados, como peelings, laser ou toxina botulínica.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade