Carregamento de veículos elétricos em condomínios terá novas exigências técnicas no RS
Proposta de resolução do CBMRS impacta vagas de recarga em estacionamentos e prédios residenciais com foco em prevenção de sinistros.
A expansão da infraestrutura para veículos eletrificados motivou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul a lançar uma consulta pública para a criação de uma norma técnica específica. A minuta da RTCBMRS n.º 25 - Parte 1 foca diretamente no gerenciamento de riscos em pontos de abastecimento de energia. A medida afeta diretamente o planejamento urbano e as regras de convivência e segurança em ambientes coletivos.
Os pontos de atenção da norma técnica estendem-se para além dos carros elétricos de grande porte. A regulamentação prevê critérios para áreas de recarga de patinetes e bicicletas elétricas dentro de edificações, além de garagens prediais privativas e comerciais. O monitoramento torna-se necessário devido ao potencial de propagação de incêndios severos gerados por falhas em sistemas baseados em íons de lítio.
O cenário global para este tipo de regulamentação ainda está em fase de consolidação, com diversos países revisando seus parâmetros de engenharia de segurança. No Rio Grande do Sul, o projeto normativo foca na viabilidade prática, buscando conciliar o avanço tecnológico com a integridade do patrimônio e a proteção da vida de moradores e brigadistas.
A participação social é apontada pelos bombeiros como etapa obrigatória para balancear as exigências técnicas com a realidade do mercado imobiliário e de transportes gaúcho. O período para o envio de críticas e sugestões está aberto a responsáveis técnicos e administradores de condomínios. O edital completo e os canais de envio de dados constam nos canais digitais da instituição.
CBMRS.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.