PUBLICIDADE

Carnaval de Colônia desiste de sátira sobre "Charlie Hebdo"

29 jan 2015 - 12h53
Compartilhar

Organizadores abrem mão de controverso carro alegórico que mostraria folião destruindo com um lápis a arma de terrorista vestido de preto. Em enquete, grande maioria critica decisão.

O comitê organizador do Carnaval de Colônia, o maior da Alemanha, anunciou nesta quinta-feira (29/01) que não exibirá um carro alegórico com sátira ao atentado ao Charlie Hebdo durante o tradicional desfile anual.

Os organizadores dizem apoiar a mensagem do carro alegórico, mas alegam que "a liberdade e o espírito leve" da festa não devem sofrer limitações. O comitê disse ainda ter recebido várias mensagens de cidadãos preocupados com o risco de possíveis atentados.

Outros bastiões do Carnaval alemão também se mostram reticentes em tematizar o terrorismo do "Estado Islâmico" na Síria e no Iraque ou o atentado terrorista contra a redação do semanário satírico francês.

Em Colônia, o carro alegórico traz um folião destruindo com um lápis a arma de um jihadista vestido de preto. Uma pomba da paz decora a bandeira francesa. No carro com retratos dos cartunistas mortos está escrito: "Eu sou Charlie", "liberdade de imprensa" e "liberdade de expressão".

Esse motivo foi escolhido pela maioria dos foliões através de uma votação online. A execução do carro já havia se iniciado, mas agora foi cancelada.

Sven Lehmann, líder do Partido Verde no estado da Renânia do Norte-Vestfália, criticou a decisão. Ele mesmo disse ter votado na enquete online a favor do carro. "Se o medo toma conta do Carnaval, isso é uma vitória do terrorismo", afirmou.

Em editorial, o jornal local Stadt-Anzeiger defendeu a decisão como correta. Segundo o diário, o clima de medo e terror criado no início da janeiro não combina com a alegria do Carnaval de Colônia.

O comitê organizador responsável pelo desfile da segunda-feira de Carnaval afirmou ser importante que "todos os visitantes, cidadãos e participantes do desfile vivenciem livres e sem preocupações um Carnaval alegre."

Em enquete no site da revista Der Spiegel, 78% consideraram a decisão incompreensível e uma forma de censura. A sondagem teve mais de 23 mil votos no total, apenas 8% deles apoiando a não exibição do carro alegórico.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade