Caras Inverno 2025: Escritor Fernando Moraes promove reflexão sobre resiliência
Moraes transitou por conceitos de vivência, convivência, cidadania, alteridade, respeito, afetos, visão de mundo, solidariedade e existência humana
O filósofo e escritor Fernando Moraes marcou presença em Campos do Jordão, interior de SP, no Caras Inverno 2025. Fez uma reflexão profunda e atual com os convidados sobre a "Resiliência como uma inteligência", compreensão fundamental para os dias de hoje. No bate-papo, ele lembrou a origem da palavra resilio, que significa 'pular para trás diante de um obstáculo e analisar as possibilidades de superar e aprender com esse processo de adversidades que a vida muitas vezes nos impõe'.
Assim, explicou que a resiliência não se trata apenas de superação. Além disso, significa interação com o momento, por mais difícil que seja. Para o filósofo, é a oportunidade de aprender a lidar com o acaso e as intempéries da vida, do tempo e das coisas. Moraes transitou por conceitos de vivência, convivência, cidadania, alteridade, respeito, afetos, visão de mundo, solidariedade e viver. Por fim, abordou temas relevantes com o objetivo de "resgatar o humano em nós e esperançar dias melhores".
Ver essa foto no Instagram
Fernando Moraes
Fernando Moraes é um filósofo, escritor, palestrante e gestor público brasileiro, com ampla atuação acadêmica, literária e social. Recentemente, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa em Educação pela Universidade de Dracena (Unifadra), em reconhecimento a sua contribuição na promoção do pertencimento e protagonismo social.
Moraes é autor de oito livros, entre eles: "A Arte de Pertencer", "Renovo - O Poder de Se Reinventar", "Compaixão, Protagonismo Feminino", "Tempo de Ser - Filosofia para Novos Tempos" e "Sociedade do Vazio e o Poder Transformador dos Bons Afetos".
Em 2024, publicou pela editora Citadel "A Alma Secreta das Palavras - 777 sacadas para viver melhor a vida e os bons afetos", uma coleção de aforismos filosóficos e poéticos que teve noite de autógrafos em Campinas e contou com prefácio de Clóvis de Barros Filho
Especializado na filosofia do cotidiano, Moraes se inspira em Nietzsche. Além disso, mescla elementos filosóficos e poéticos para oferecer reflexões acessíveis sobre sentimentos como compaixão, solidariedade, pertencimento e resiliência.
Moraes também é o apresentador dos programas HumanIDEIA e Roda Livre na TV Cultura e assina a coluna "Minuto Filosófico" na Rádio CBN.
Suas obras — especialmente voltadas a reflexões sobre afetos, pertencimento e reinvenção — têm alcançado público amplo por meio de livros, palestras e programas educativos. Por isso, seu reconhecimento acadêmico e cultural reflete uma trajetória sólida comprometida com a construção de uma sociedade mais humana e reflexiva.