Cachorro tem convulsões e perde visão após intoxicação em área pet de padaria
Um cachorro da raça Border Collie, de 1 ano e meio, apresentou sintomas graves de intoxicação após frequentar o espaço pet da padaria e restaurante Bossa Bakery, localizada no Morumbi, na zona sul da capital. O cachorro, Pingo, chegou a perder temporariamente a visão e precisou de internação por seis dias. Segundo os veterinários, o quadro envolvia convulsões, vômitos e problemas gastrointestinais, com indícios claros de envenenamento.
O que causou o mal-estar do cachorro Pingo?
De acordo com a tutora, Bruna Brunetta, à CNN, o cachorro começou a passar mal logo depois da visita ao estabelecimento, onde ela almoçava com o namorado e amigos. O animal foi levado às pressas para o hospital veterinário e recebeu o diagnóstico de intoxicação.
O namorado de Bruna voltou ao local em busca de explicações e foi recebido por uma gerente, que apresentou o projeto paisagístico do espaço. O ambiente contava com quatro espécies de plantas reconhecidas por sua toxicidade para cães: Strelitzia, Clusia, Philodendron e Monstera.
Um laudo veterinário aponta que essas espécies podem causar sintomas como tremores, vômitos, convulsões e acúmulo de cristais de oxalato de cálcio no organismo. Além das plantas, a família de Pingo afirma ter descoberto que havia veneno contra moscas aplicado nas folhas, o que pode ter intensificado a reação do cachorro.
Durante os primeiros dias, o animal ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), recebendo medicação para conter os sintomas. Após melhora no quadro, foi transferido para a ala semi-intensiva. O tratamento incluiu medicamentos para o sistema digestivo e controle neurológico.
Pingo teve alta após seis dias e segue em recuperação em casa, ainda sob supervisão médica. Os tutores relatam que tentaram diálogo com a padaria, mas não obtiveram retorno satisfatório.
Segundo os responsáveis pelo cachorro, a tentativa de resolver o caso de forma amigável envolveu o envio de áudios e mensagens solicitando a retirada das plantas. Diante da ausência de providências, a família contratou um Procurada, a Bossa Bakery lamentou o ocorrido e declarou que as plantas instaladas "não são tóxicas, porém impróprias para consumo, como grande parte das plantas do cenário urbano".
O estabelecimento alegou ainda que os vegetais utilizados são comuns em espaços públicos e que a permanência de animais é autorizada somente na parte externa do restaurante. Também afirmou que os tutores devem manter seus animais sob vigilância e evitar que tenham acesso a elementos do ambiente.
"A entrada de pets deve ser feita pela entrada lateral. A circulação de animais é permitida apenas nas áreas externas. Mantenha seu pet sempre na coleira e sob sua supervisão. Recolha os dejetos do seu pet e informe nossa equipe para que a higienização do local seja feita corretamente. Cada tutor é responsável por seu pet, inclusive evitando que ele consuma alimentos ou produtos inadequados, ou danifique o ambiente", informou a padaria em nota oficial.