PUBLICIDADE

Versáteis, tintas inteligentes podem revolucionar o mercado

Produtos podem evitar poeira ou até disseminação de doenças

31 jul 2018 - 15h39
Compartilhar
Exibir comentários

Você já ouviu falar em "tintas inteligentes"? O produto, que pode ser aplicado em vários setores, como de construção, marítimo, de saúde e automotivo, é uma das apostas de mercado no Brasil para os próximos meses.

Cores em exibição na edição de 2016 da Feitintas
Cores em exibição na edição de 2016 da Feitintas
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

De acordo com o especialista Washington Yamaga, consultor no setor químico da Racz, Yamaga & Associates, as tintas inteligentes, na verdade, são aquelas com aspectos funcionais identificados. "É possível fazer uma previsão de como será o seu comportamento e suas funções", disse, em entrevista à ANSA.

Elas são usadas no ramo de construção, eletrônico, de saúde, marítimo, de aviação e automotivo e aplicadas de acordo com a funcionalidade desejada. Para isso, cada tinta inteligente possui uma propriedade nanométrica específica.

Por exemplo, para eletrônicos, as "tintas inteligentes" são usadas quando se exige uma propriedade de repelência à água e poeira. Mas, para hospitais, as tintas ajudam a prevenir a disseminação de determinadas doenças.

No setor de construção civil, tais tintas podem ser aplicadas para que evitem a propagação de chamas. E, no caso dos transportes, identificam-se avanços na criação de tintas que evitam congelamento em aviões.

Segundo Yamaga, o setor só tem a crescer no mercado brasileiro, pois "a tendência é que cada vez mais as pessoas se preocupem com a durabilidade e função" das tintas.

Contudo, ele ressalta que "são novas soluções e oportunidades de negócios que, ao mesmo tempo, podem ser vistas como ameaça" devido ao alto custo de trazer novas tecnologias ao Brasil, o que afeta diretamente a indústria de bases.

Fórum Internacional de Tintas

As propostas para o mercado e maiores informações sobre o universo das tintas inteligentes serão apresentadas no I Fórum Internacional de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos, em setembro.

O evento ocorre paralelamente à FEITINTAS, entre os dias 12 e 15, no São Paulo Expo. A programação é organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano e pelo Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (SITIVESP).

Segundo Ângela de Negreiros, coordenadora da FEITINTAS 2018, o objetivo do fórum é "criar uma experiência aos visitantes com atividades e conteúdos que gerem conhecimento e valor para os seus negócios, com palestras voltadas para os revendedores, pintores e usuários de tintas".

Dentre as palestras que serão apresentadas, está "Tintas inteligentes: Oportunidades emergentes para o mercado brasileiro", de Washington Yamaga; "Mercado Sul-Americano de Tintas e Tendências", de Francisco Racz, também consultor da Racz, Yamaga & Associates; e "Tendências de Cores", de Paula Csillag.

Além disso, Negreiros destaca o Encontro dos Pintores Imobiliários e Automotivos, que ocorrerá em 15 de setembro e contará com a presença do Clube do Carro Antigo, que apresentará o programa "Jovem Restaurador".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade