TJ-SP afasta prefeito de Santa Bárbara D'Oeste pela 2ª vez no ano
- Rose Mary de Souza
- Direto de Campinas
Pela segunda vez esse ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou o afastamento do prefeito de Santa Barbara d'Oeste, interior de São Paulo, Mário Heins (PDT). O vice, Luis Vanderlei Larguesa (PT), tomou posse nesta quarta-feira (21) e deve permanecer no cargo até o final de dezembro, quando encerra o mandato.
Heins é apontado pelo Ministério Público Estadual por improbidade administrativa, formação de quadrilha e compra de gado no Mato Grosso com dinheiro do município. O MPE ainda sustenta que o prefeito afastado integrava um esquema de recebimento de dinheiro de serviços públicos não prestados e superfaturamento de contratos não cumpridos.
Na justificativa para tirar o prefeito do cargo, o MPE argumenta que Heins teria coagido funcionários. Ele nega e a assessoria diz que o político pretende recorrer.
Na primeira vez em que afastou o pedetista, em 24 de outubro, o TJ-SP estipulou 180 dias para o seu afastamento da administração da cidade, para que o processo de investigação transcorresse sem a sua presença na prefeitura. Depois de cerca de um mês fora da chefia do Executivo, Heins obteve uma medida cautelar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que questionava a decisão do TJ ter sido monocrática (proferida por um ministro e não pelo pleno) e ele voltou ao cargo.
Ao assumir nesta manhã, o vice Larguesa, que esteve na oposição do governo de Heins, se prontificou a cumprir o pagamento do funcionalismo e dos serviços essenciais da cidade. O petista ainda se dispõe a fazer a transição da administração para o prefeito eleito Denis Andia (PV).
Prefeito e vice eleitos em 2008 concorreram em chapas opostas as eleições de 2012. Heins, tentando a reeleição, ficou em terceiro lugar e Larguesa ficou em quarto na contagem de votos.