PUBLICIDADE

Tiroteio deixa 9 feridos em bloco de Paraty (RJ)

15 fev 2015 - 12h41
Compartilhar

Pelo menos nove pessoas ficaram feridas na madrugada deste domingo, uma delas em estado grave, em uma troca de tiros entre duas facções rivais de traficantes de drogas no meio do desfile de um bloco de carnaval em Paraty (RJ).

O tiroteito aconteceu quando centenas de pessoas dançavam ao ritmo de um bloco na Praça da Matriz, no centro histórico de Paraty. Entre as vítimas, a maioria jovens da cidade, estava um turista paulistano.

Apesar da maioria dos feridos ter sido atendida e recebido alta rapidamente no Hospital Municipal São Pedro de Alcântara, um, com estado de saúde mais grave, foi conduzido a um hospital em Angra dos Reis.

Segundo o delegado Bruno Gilaberte, o tiroteio começou quando dois integrantes de uma facção criminosa tentaram assassinar a tiros o chefe de uma quadrilha rival, que ficou gravemente ferido com cinco marcas de tiro no tórax.

Os acompanhantes do traficante atacado responderam com tiros e provocaram uma correria no meio do bloco, com dezenas de pessoas tentando se afastar da confusão.

Gilaberte afirmou que nenhum dos participantes do tiroteio havia sido detido até a manhã deste domingo, mas que os dois atiradores que iniciaram a confusão já foram identificados e estão sendo procurados.

"Ambos têm uma extensa ficha criminal, que inclui homicídio e tráfico de drogas", afirmou.

Apesar das autoridades admitirem que estudavam a possibilidade de suspender o restante das festas de carnaval de Paraty, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, anunciou o envio de reforço policial à cidade para garantir a segurança nos blocos.

Pelo menos 400 mil pessoas viajaram a Paraty nesta semana para participar das festas de carnaval deste ano. O evento mais famoso da cidade o Bloco da Lama, que atraiu cerca de 2.000 pessoas na tarde do sábado, a maioria coberta pela lama escura dos mangues da praia de Jabaquara.

O Bloco da Lama existe desde 1985 e, segundo os organizadores, surgiu de uma piada entre amigos, que usaram o barro do mangue para se proteger dos mosquitos e transformaram isso em um ícone do carnaval.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade