PUBLICIDADE

SP: novos chefes das Polícias Civil e Militar são anunciados

Nomes foram divulgados em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira

5 jan 2015 - 11h54
(atualizado às 13h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O secret&aacute;rio de Estado da Seguran&ccedil;a P&uacute;blica, Alexandre de Moraes, entre o novo delegado geral da Pol&iacute;cia Civil, Youssef Abou Chaim (&agrave; esquerda), e o novo comandante geral da Pol&iacute;cia Militar, Ricardo Gambaroni (&agrave; direita)</p>
O secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, entre o novo delegado geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chaim (à esquerda), e o novo comandante geral da Polícia Militar, Ricardo Gambaroni (à direita)
Foto: Rodrigo Paneghine / Secretaria de Segurança Pública

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, anunciou, nesta segunda-feira, os nomes de Ricardo Gambaroni, de 49 anos, para o cargo de comandante geral da Polícia Militar, e de Youssef Abou Chaim, de 51, para o de delegado geral da Polícia Civil.

Chaim assume a Delegacia Geral em substituição a Luiz Maurício Souza Blazeck. Gambaroni substitui o coronel Benedito Roberto Meira no comando da PM. Blazeck e Meira haviam sido nomeados em novembro de 2012.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva aos jornalistas, realizada às 10h30, no prédio da Secretaria de Segurança Pública, na capital paulista.

“Esperamos um trabalho cada vez mais unido entre as polícias, com um serviço de inteligência mais explorado e uma coordenação de atuação e operações em conjunto, para que possamos reduzir os índices de criminalidade”, afirmou Moraes.

“Os dois são extremamente operacionais e possuem uma formação de liderança e gestão de crises. Chegamos aos dois nomes principalmente devido ao perfil profissional e intelectual de ambos”, disse o secretário.

O novo delegado foi diretor do DEIC (Departamento Estadual de Investigação Criminal), entre 2007 e 2009, e diretor do DEMACRO (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), entre 2011 e 2013. Desde então, atuava como diretor do DPPC (Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania).

Formado em gerenciamento de crises pelo FBI, em combate a sequestros pela Escola Italiana de Agentes de Polícia de Roma e tiro policial pelo SWAT, Chaim já foi delegado também do Grupo Antissequestros, do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), do GOE (Grupo de Operações Especiais) e do GER (Grupo Especial de Resgate).

O coronel  é especializado em policiamento estratégico em diversas áreas, com atuação no Comando de Área Metropolitana 8 (CPA/M-8 - região de Osasco), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Batalhão de Guarda Especial (hoje, parte da Corregedoria da PM), Comando do Corpo de Bombeiros (CCB), Batalhão de Guarda dos Palácios (atual Divisão de Segurança Física da Casa Militar) e Divisão de Tecnologia de Emergências (da Escola Superior de Bombeiros).

Formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e piloto policial pela Escola Internacional de Aviação Policial da Inglaterra, o novo comandante geral possui também licenciatura plena em Educação Física pela Escola da PM (EEF), especialização em Combate a Incêndios Florestais pela Defesa Civil e Exército da França, além de mestrado e doutorado em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da PM.

Durante a coletiva também foram anunciados Mágino Alves Barbosa Filho como secretário-adjunto e Olheno Ricardo de Souza Scucuglia como chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública. Ambos membros do Ministério Público de São Paulo, Barbosa Filho foi secretário-adjunto de Moraes na Secretaria Municipal de Transportes. Scucuglia foi corregedor geral na Prefeitura de São Paulo.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade