PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

RJ: Secretaria de Saúde faz mutirão de teste rápido de HIV

O Rio de Janeiro é o segundo estado da federação com maior taxa de incidência da doença

2 dez 2014 - 15h24
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Como parte da campanha anual promovida pelo Ministério da Saúde para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro, uma ação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) oferece nesta terça-feira, cerca de mil testes rápidos de HIV em mutirão no centro da capital. Os resultados são divulgados em aproximadamente 15 minutos. 

Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Schieppe a expectativa é estimular o diagnóstico precoce. 

“ O teste hoje é o principal foco da secretaria, tendo em vista que grande número de pessoas com o vírus HIV não sabem que são portadoras”, informou. “O Rio de Janeiro é o segundo estado da federação com maior taxa de incidência e vem se mantendo estável nos últimos anos, porém, em patamares elevados, sobretudo entre os jovens, o que preocupa”, comentou ele ao ressaltar que o teste é gratuito e está disponível em toda a rede de saúde. 

Segundo o Ministério da Saúde, 0,6% da população tem HIV e 40% são portadoras, sendo que cerca de 20% não sabem que tem HIV. O vírus pode permanecer durante anos no organismo de uma pessoa sem que os sintomas da doença sejam manifestados. 

A técnica de enfermagem, Marlene Muniz, 62 anos, foi uma das primeiras a entrar na fila. Segundo ela, o preconceito ainda impede que muitas pessoas façam o teste. “Passei e vi que não tinha mulher na fila. Este teste é para todo mundo, pois estamos em situação de risco e a doença está se propagando. Temos que aproveitar que é gratuito, rápido, está na praça”, comentou.

O técnico Antônio Silva, 37 anos, fez o teste pela terceira vez. “Sabemos as formas de transmissão, mas em algum momento, a gente acaba vacilando, então acho que não custa nada fazer uma vez ao ano para ter cuidado com a parceira, parceiro ou esposa”, disse.

Quem não fizer o teste pode se informar sobre o combate às doenças sexualmente transmissíveis. Foram distribuídos cerca de 5 mil preservativos masculinos. Os testes rápidos de HIV serão oferecidos à população em 45  municípios durante o mês de dezembro. Serão feitas  palestras sobre a doença, distribuição de materiais informativos e preservativos.

Entre 1982 e 2012, foram notificados 76.045 casos de Aids no estado. No ano de 2012, foram diagnosticados 2.440 casos equivalente a uma taxa de 15 por 100 mil habitantes.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade