PUBLICIDADE

Aids cresce 23,2% entre a população jovem de São Paulo

Em 2013, ocorreram 1.547 óbitos pela doença, o equivalente a quatro mortes por dia

1 dez 2014 - 11h45
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Médico retira amostra de sangue de um homem para exame de HIV/AIDS em um laboratório móvel, em Ndeeba, subúrbio de Kampala, capital de Uganda. 16/05/2014.
Médico retira amostra de sangue de um homem para exame de HIV/AIDS em um laboratório móvel, em Ndeeba, subúrbio de Kampala, capital de Uganda. 16/05/2014.
Foto: Edward Echwalu / Reuters

As notificações de casos de Aids entre os jovens paulistas com idade entre 15 a 24 anos aumentou 23,2% nos últimos cinco anos, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2009, houve 687 novos casos da doença e, em 2013, foram registrados 847 novos infectados.

Levando em conta todas as faixas etárias, observou-se queda de 21% do número de novos infectados. Enquanto, em 2009, ocorreram 8.642 novos casos, no ano passado o número caiu para 6.830 pessoas.

As notificações tiveram redução maior entre os heterossexuais. Foram 3.644 casos em 2009, contra 2.578 em 2013. Entre os homens que fazem sexo com outros homens, o número passou de 1.596 notificações, em 2009, para 1.549, no ano passado.

A quantidade de casos entre os idosos (60 anos ou mais) caiu 11,2%. Foram 363 casos notificados em 2009, contra 322 novos casos durante o ano passado. Em 2013, ocorreram 1.547 óbitos pela doença, o equivalente a quatro mortes por dia.

Testes gratuitos

Nesta segunda-feira, São Paulo recebe um mutirão de testes gratuitos da Campanha “Fique Sabendo” nas 3,3 mil unidades de saúde de todo o Estado. Até 5 de dezembro, devem ser feitos 200 mil testes rápidos. O resultado sai em apenas 30 minutos.

Nas redes sociais, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas também promove a campanha "Desafio da Camisinha". Focada nos jovens, a iniciativa pede para que esse público tire selfies segurando um preservativo ou com mensagens de apoio à prevenção da doença.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade