3 eventos ao vivo

Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até 19/12

Há uma multidisciplinaridade muito ampla para tratar o tema da segurança, disse o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic

20 out 2014
12h14
atualizado às 12h16
  • separator
  • 0
  • comentários

A 28ª edição do prêmio Jovem Cientista está com as inscrições abertas até o dia 19 de dezembro. Este ano, os estudantes do ensino médio e da educação superior, mestres e doutores têm o desafio de desenvolver projetos sobre o tema Segurança Alimentar e Nutricional.

<p>Em 2013, o estudante Kaiodê Leonardo Biague criou para o prêmio do CNPq uma proposta de estações de Sistemas de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) que funcionam a partir da energia solar</p>
Em 2013, o estudante Kaiodê Leonardo Biague criou para o prêmio do CNPq uma proposta de estações de Sistemas de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) que funcionam a partir da energia solar
Foto: Ricardo Marques / Divulgação

O Prêmio Jovem Cientista é uma premiação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.

São inúmeras as possibilidades de abordagem para o tema. 

O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura no Brasil, Alan Bojanic, disse que já participou de eventos com jovens para incentivar a discussão sobre o assunto, uma vez que 3,4 milhões de pessoas ainda passam fome no País.

“Segurança alimentar não é só para nutricionista, ela está em várias áreas de produção, como transporte e comunicação. Há uma multidisciplinaridade muito ampla para tratar o tema da segurança. Precisamos resolver os problemas pensando no futuro e ele começa por trabalhar com a juventude de hoje”, avalia.

Inscrição
Para orientar os estudantes, o regulamento do prêmio definiu 11 linhas de pesquisa para as categorias mestre, doutor e estudante da educação superior. Para o ensino médio, são cinco subtemas.

As pesquisas devem ter aplicação prática na solução de problemas de uma localidade específica ou do país.

Os estudantes do ensino médio ainda têm disponível aulas pela internet sobre segurança alimentar e nutricional, que ajudam a dar os primeiros passos na elaboração da pesquisa.

O material didático e informações para inscrição podem ser encontradas no site da premiação.

Saiba como funciona a saúde pública no Brasil: SUS, Lei Orgânica, gestão e muito mais. Curso certificado pelo MEC, matricule-se e comece agora mesmo! Aprenda sobre a saúde pública no Brasil
Saiba como funciona a saúde pública no Brasil: SUS, Lei Orgânica, gestão e muito mais. Curso certificado pelo MEC, matricule-se e comece agora mesmo!

Agência Brasil Agência Brasil
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade