PUBLICIDADE

Política

#Verificamos: a montagem com atrizes defendendo Lei Rouanet

1 out 2018 - 13h35
(atualizado às 13h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Circula nas redes sociais a foto de quatro atrizes - Silvia Buarque, Cláudia Abreu, Renata Sorrah e Júlia Lemmertz - usando uma camisa em defesa da Lei Rouanet durante ato realizado no último sábado (29), no Rio de Janeiro, contra a candidatura do deputado Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Foto: Agência Lupa

"É por dinheiro"

Frase que acompanha foto que até as 22h do dia 30 de setembro de 2018 já tinha mais de 200 compartilhamentos no Facebook

Falso

A imagem analisada pela Lupa é uma montagem feita a partir de um registro que foi originalmente postado no Instagram da atriz Cláudia Abreu. Na imagem original, ela e Renata Sorrah realmente usam uma camiseta com a hashtag #elenão, mas não há nenhuma menção à Lei Rouanet.

Foto: Agência Lupa

Vale lembrar que a Lei Rouanet foi criada em 1991 e é hoje o principal mecanismo para fomento das atividades culturais no país. De acordo com o texto, o governo federal pode abrir mão de recolher parte do imposto de renda de pessoas físicas e empresas para que essa verba seja usada em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura. O órgão admite, no entanto, que projetos de artistas famosos tendem a ser mais atrativos para as empresas, fato que gera polêmica.  

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Veja também:

O primeiro voto o jovem nunca esquece:
Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade