PUBLICIDADE

Política

Vereador do PSOL prestou homenagem a ditador norte-coreano

“Moção de Louvor e Reconhecimento” para Kim Jong-un foi protocolada por Leonel Brizola Neto

12 dez 2019 - 16h02
(atualizado em 13/12/2019 às 13h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Vereador do PSOL prestou homenagem a ditador norte-coreano
Vereador do PSOL prestou homenagem a ditador norte-coreano
Foto: Divulgação

O vereador Leonel Brizola Neto (PSOL-RJ) apresentou uma “Moção de Louvor e Reconhecimento” na Câmara Municipal do Rio de Janeiro para homenagear o ditador norte-coreano Kim Jong-un. De acordo com o jornal O Globo, a moção foi apresentada no último dia 29.

“Por todo esforço de seu povo e de seu máximo dirigente, excelentíssimo senhor Kim Jong-un, na luta pela reunificação da Coreia e a necessária busca da paz mundial”, diz o documento, que foi entregue para Kim Chol-hok, embaixador do Coreia do Norte no Brasil.

Conhecido pelo regime ditatorial comunista extremamente fechado, a Coreia da Norte é um dos países que mais violam os direitos humanos em todo o mundo. Kim Jong-un, líder do país, também é conhecido por mandar assassinar opositores e até mesmo ex-aliados que ele considera uma ameaça.

"O Líder Supremo, Kim Jong Un, recebeu o certificado 'Moção de Louvor e Reconhecimento' da Assembleia (sic) da Cidade do Rio de Janeiro. A moção  foi dada por sua contribuição à reunificação independente da Coreia, à paz e segurança no mundo e a seus feitos para esmagar as sanções hostis impostas por forças violentas para abalar a Coreia do Norte, além de fornecer felicidade ao povo", diz uma reportagem da KCNA, TV estatal do país.

A atitude de Leonel Brizola Neto foi repudiada não apenas por opositores, mas também por membros do próprio PSOL. "Respeito muito o vereador Leonel Brizola e o trabalho importante que ele realiza no Rio. Sua homenagem ao ditador norte-coreano foi uma manifestação individual, da qual eu discordo. Me oponho a todas as ditaduras porque a democracia é para mim um princípio inegociável", escreveu Marcelo Freixo nas redes sociais.

"Discordo frontalmente da homenagem feita por Brizola Neto ao ditador da Coreia do Norte. Não representa a maioria do PSOL. Só uma esquerda fora da realidade apoia esse regime. Ali não tem nada de comunismo nos termos pensados por Marx. Nossa luta é por socialismo e liberdade!", opiniou Luciana Genro.

Brizola Neto é neto do ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. 

Veja também:

PEC de Contenção de Gastos:
 
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade