PUBLICIDADE

Mundo

Polícia chilena anuncia reformas após alegações de abusos durante onda de protestos

12 dez 2019 - 15h12
(atualizado em 13/12/2019 às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia do Chile detalhou nesta quinta-feira reformas profundas em uma força policial assolada por alegações de abusos dos direitos humanos, que vão de tortura a estupro, durante quase dois meses de protestos nas ruas contra o governo.

Manifestante presa pela polícia durante protesto contra o governo chileno em Valparaíso
12/12/2019
REUTERS/Andres Martinez Casares
Manifestante presa pela polícia durante protesto contra o governo chileno em Valparaíso 12/12/2019 REUTERS/Andres Martinez Casares
Foto: Reuters

Mario Rozas, diretor-geral dos Carabineros do Chile, disse que o serviço iniciou investigações internas de 856 casos de supostos abusos e que acredita que muitos deles levarão a acusações.

As manifestações têm abalado o Chile nas últimas semanas, deixando ao menos 26 mortos, milhares de feridos e bilhões de dólares de prejuízos no país outrora estável.

Grupos internacionais de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional e a Human Rights Watch, denunciaram abusos de direitos humanos recorrentes durante os protestos.

A Sociedade Oftalmológica Chilena disse que mais de 200 pessoas sofreram traumas oculares graves nas manifestações, a maioria devido às balas de borracha da polícia.

Rozas disse que a força policial planeja criar um serviço especial dedicado exclusivamente à manutenção da "ordem pública" durante protestos e reuniões no futuro, tendo como foco a proteção dos direitos humanos.

A polícia ainda pretende rever o uso dos grandes caminhões blindados conhecidos como "guanacos", que usaram canhões de água contra os manifestantes durante semanas, e os veículos conhecidos como "zorrillos", que disparam gás lacrimogêneo.

Uma menina de 15 anos foi atingida por um cilindro de gás lacrimogêneo nesta semana durante um protesto, o que casou revolta generalizada em Santiago.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade