PUBLICIDADE

Política

Veja tudo o que se sabe sobre a invasão de grupos radicais às sedes dos Três Poderes

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro pedem golpe militar para destituir o presidente Lula escolhido nas urnas

8 jan 2023 - 18h17
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Atos golpistas em Brasília
Atos golpistas em Brasília
Foto: Futura Press

Radicais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo, 8. Eles pedem intervenção federal para tirar do poder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito democraticamente. O pedido não tem respaldo pela Constituição.

Veja tudo o que se sabe sobre as invasões:

Presidente Lula decreta intervenção federal no Distrito Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz um pronunciamento sobre os atos antidemocráticos realizados em Brasília neste domingo, 8, a partir de Araraquara, no interior de São Paulo. Lula assinou um decreto para autorizar uma intervenção federal na segurança pública em Brasília até o dia 31 de janeiro.

Flávio Dino sobre invasão: ' Impor a vontade pela força não vai prevalecer'

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, classificou como "absurda" a invasão do Congresso Nacional por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. "Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer", disse. Dino afirmou que o governo do Distrito Federal irá enviar reforços para lidar com a situação. "E as forças de que dispomos estão agindo", disse.

Rodrigo Pacheco repudia invasão do Congresso Nacional: 'Devem sofrer o rigor da lei com urgência'

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, usou sua rede social neste domingo, 8, para repudiar a última ação de um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro: a de invadir o Congresso Nacional, na tarde deste domingo, 5, em um ato que pediu intervenção das Forças Armadas e a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência", afirmou Pacheco.

Cadeiras de ministros arrancadas, pichações e janelas destruídas; veja as cenas da depredação do STF

O grupo de manifestantes que invadiu a sede dos três Poderes, neste domingo, 8, em Brasília, deixou um cenário de destruição no STF. A instituição foi um dos principais alvos dos ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro nos últimos anos. O plenário foi depredado. Até mesmo cadeiras dos ministros do Supremo e o brasão da República, que estava fixado no local, foi retirado pelos bolsonaristas.

Policiais do DF abandonam barreira e compram água de coco enquanto manifestantes invadem STF

Mesmo com a crise instalada na Praça dos Três Poderes, a Política Militar do Distrito Federal continua permitindo que manifestantes transitem livremente pela área, sem nenhum tipo de restrição. Após extremistas furarem o bloqueio invadirem o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, parte dos policiais abandonaram as barreiras e compravam água de coco em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Invasores dizem que o plano é 'acampar dentro do Congresso, Planalto e STF'

Em mensagem que está circulando em grupos bolsonaristas nas redes sociais, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que invadiram Brasília dizem que pretendem acampar dentro do Congresso, do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

Ibaneis exonera Anderson Torres da Secretaria de Segurança do DF depois de vandalismo em Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou neste domingo, 8, que mandou exonerar seu secretário de Segurança, Anderson Torres - ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro. "Determinei a exoneração do Secretário de Segurança DF, ao mesmo tempo em que coloquei todo o efetivo das forças de segurança nas ruas, com determinação de prender e punir os responsáveis. Também solicitei apoio do governo federal e coloco o GDF à disposição do mesmo", escreveu o governador em sua rede social.

EUA, Espanha, Colômbia e Chile condenam ataques à democracia em Brasília

As cenas de tomada e depredação das sedes dos três poderes em Brasília por grupos extremistas do bolsonarismo que rejeitam a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva causaram repercussão internacional e motivaram a sugestão de convocação de reunião urgente da Organização dos Estados Americanos (OEA). O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, aliado de Lula, afirmou que há em curso uma tentativa de golpe de Estado por parte de fascistas. Governantes e chancelarias de outros países, como Chile, Equador e Espanha, já se manifestaram contra os ataques e em apoio a Lula.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade