'Trump ligou da forma mais gentil', diz Lula: 'Brasil não quer briga com EUA, quer paz e amor'
Em entrevista, presidente também afirmou que Marco Rubio ligou Mauro Vieira para discutir o tarifaço imposto pelos americanos
Lula relatou uma conversa cordial com Trump, reforçando o desejo de harmonia entre Brasil e EUA, enquanto Marco Rubio iniciou diálogo com Mauro Vieira sobre os impactos do tarifaço americano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, 9, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou para ele "da forma mais gentil" na conversa realizada no início da semana. A videochamada marcou o primeiro contato direto entre os líderes desde um breve encontro em Nova York.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Fiquei surpreso com o resultado da conversa porque era uma coisa que parecia que não ia acontecer, parecia impossível", afirmou Lula em entrevista à Rádio Piatã FM.
"O dado concreto é que ele me telefonou e havia uma expectativa de que houvesse discussão. Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode ligar para o outro. Eu tratando de forma civilizada e ele de forma civilizada. Ele não sabia, mas eu estava completando 80 anos no dia que ele me telefonou. Eu disse: 'presidente, nós vamos nos tratar sem liturgia'. Você me chama de você e eu te chamo de você", detalhou o presidente.
Lula também disse que falou para Trump que os dois precisavam passar para o restante do mundo "cordialidade, harmonia e não discórdia e briga". "Foi uma coisa extraordinária", lembrou.
Tarifaço
Ainda de acordo com o presidente, o secretário de Estado do governo dos Estados Unidos, Marco Rubio, ligou para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ontem, quarta-feira, 8, para discutir o tarifaço imposto pelos americanos.
Rubio foi a pessoa indicada por Trump para liderar a negociação com o Brasil sobre esse assunto. Lula comemorou a ligação e disse que "talvez comece a conversa a partir de agora".
"Agora começa um outro momento. Ainda ontem o secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o ministro Mauro Vieira. Talvez comece a conversa a partir de agora. Vamos ver se conseguimos nos acertar. O Brasil não quer briga com os EUA, com Bolívia, Uruguai. O Brasil quer paz e amor, queremos crescer e nos desenvolver", afirmou. *(Com informações do Estadão Conteúdo).