Tarcisio diz que 'errou e acertou' no governo e vê segurança pública como 'grande desafio' de SP
Governador se emocionou ao fazer um balanço dos quatro anos de governo, disse que 'aprendeu' e apresentou novos compromissos em habitação, segurança, saúde e infraestrutura
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reconheceu neste domingo, 16, durante o primeiro evento de sua campanha à reeleição, que a segurança pública é um dos principais desafios do governo estadual.
Durante uma roda de conversas com mulheres em Osasco (SP), o governador afirmou que, embora os indicadores de crimes tenham melhorado, a sensação de insegurança permanece.
"Não adianta falar que hoje temos o menor indicador de homicídios, de roubo de carro, de latrocínio, se a sensação de segurança não chega", afirmou ele.
O candidato do Republicanos prometeu a criação da Casa da Polícia, estrutura para unificar a Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil, além da ampliação do número de câmeras com inteligência artificial.
"A ideia é que a gente possa cobrir todo o território, verificar onde pode acontecer crimes e agir rápido quando eles acontecerem", disse Tarcísio.
Ao lado da primeira-dama, Cristiane Freitas, o governador se emocionou ao fazer um balanço dos quatro anos de governo e afirmou que a gestão "errou, acertou, tentou e aprendeu". Depois disso, apresentou novos compromissos para Osasco nas áreas de habitação, segurança, saúde e infraestrutura.
"Há muita coisa que a gente se orgulha", afirmou. Ele chorou, na sequência, e foi aplaudido. O governador disse que, quatro anos atrás, pediu "permissão para entrar nesse Estado" e um "voto de confiança" aos eleitores.
Tarcísio ouviu queixas de mulheres sobre a dificuldade em conseguir acesso à saúde na região de Osasco e foi perguntado sobre propostas para a segurança pública e o transporte público.
O governador se comprometeu a instalar um ambulatório de especialidades médicas na cidade e criar a Casa da Mãe Atípica, estrutura destinada a prestar serviços de assistência social, orientação jurídica e atendimento psicológico para famílias atípicas.
A escolha por começar a campanha em Osasco com uma conversa com mulheres evidencia duas prioridades da campanha de Tarcísio. A primeira é conquistar votos no eleitorado feminino, em meio à alta dos feminicídios no Estado. No primeiro semestre deste ano, houve aumento de 10% nos casos ante o mesmo recorte do ano passado, com 142 ocorrências contabilizadas.
As pesquisas indicam que o governador é mais popular no eleitorado masculino. Levantamento da Genial/Quaest (SP-04846/2026) publicado no final de julho aponta que ele tem 50% das intenções de voto entre os homens no primeiro turno, porcentual que cai para 34% entre as mulheres.
Além disso, a região Metropolitana e a capital paulista são consideradas estratégicas pelo entorno do governador porque foi onde Fernando Haddad (PT), seu principal adversário na corrida eleitoral, conseguiu ter melhor desempenho, ganhando de Tarcísio na capital e em Osasco, além de diversas outras cidades metropolitanas - o governador foi eleito principalmente por causa da vantagem que obteve no interior e no litoral.
Após o encontro com as mulheres, Tarcísio participa de um evento em um clube de Osasco organizado pelo ex-prefeito do município, Rogério Lins (Podemos), que é candidato a deputado estadual. À tarde, ele vai até Itaquera, na zona leste de São Paulo, onde participa de um evento da candidata a deputada federal Sandra Tadeu (PL).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.