Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Senado aprova aliado de Dilma para comandar agência que cuida de planos de saúde

Ex-deputado Wadih Damous presidiu a OAB e deu suporte à defesa de Dilma no processo de impeachment

19 ago 2025 - 19h04
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O plenário do Senado sabatinou e aprovou nesta terça-feira, 19, a indicação do advogado e ex-deputado federal Wadih Damous como diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável por fiscalizar planos de saúde. Agora, caberá ao governo oficializar a nomeação no Diário Oficial da União. Damous recebeu 38 votos favoráveis, 20 contrários e duas abstenções.

Ele ocupará a vaga deixada por Paulo Rebello Filho e terá mandato de cinco anos, sem possibilidade de recondução.

Damous presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro e foi deputado federal de 2015 a 2018, quando integrou a tropa de choque jurídica no Congresso da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante o processo de impeachment. Atualmente, exerce o cargo de Secretário Nacional do Consumidor.

Durante a sabatina na Comissão de Assuntos Sociais, Damous defendeu uma atuação moderada e com diálogo com as operadoras de planos para reduzir a alta taxa de judicialização e criticou a possibilidade de criação de planos de saúde populares - apenas com exames e consultas.

Na votação em plenário, ele foi criticado por oposicionistas e defendido por aliados do governo. Sérgio Moro (União-PR) declarou voto contra e disse que Damous é um "radical que ofendeu o combate à corrupção no País" e ignorou reclamações de descontos em aposentadorias e pensões. Já o líder do PDT no Senado, Weverton, disse que Damous sempre mostrou diálogo e moderação quando era deputado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade