Roberta Leitão deixa diretoria da Saúde em Canoas após racha político no PL
Ex-vereadora de Santa Maria afirma que saída foi motivada por divergências ideológicas e decisão do prefeito de romper com deputado Zucco
A ex-vereadora de Santa Maria Roberta Leitão (PL) foi exonerada do cargo de diretora na Secretaria Municipal de Saúde de Canoas nesta terça-feira (5). A saída da gestora ocorre em meio a um movimento mais amplo de alterações no governo municipal, que também envolveu a exoneração de outros dois diretores e dois secretários ligados ao Partido Liberal (PL).
Segundo Roberta, sua exoneração está relacionada a um rompimento político entre o prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), e o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PL). Ela afirma que a ruptura teria sido motivada por um vídeo gravado por Zucco em defesa do vereador Ezequiel (PL), que, segundo ela, vem sendo perseguido por suas posições políticas e independência nas votações.
Roberta Leitão, que se apresenta como pré-candidata a deputada estadual, declarou que a decisão do prefeito apenas antecipou sua própria intenção de deixar o governo. Ela criticou a recente instabilidade na pasta da Saúde — com a saída de dois secretários em sete meses — e mencionou a futura nomeação de Ana Regina Boll, prevista para o dia 11, como fator determinante para sua saída, apontando que a nova gestora teria um alinhamento ideológico considerado por ela como de esquerda.
"Infelizmente, o governo se distancia dos ideais de direita e de tudo que defendeu na campanha", afirmou. "Jamais servirei a dois senhores", completou a ex-diretora.
O prefeito Airton Souza ainda não se manifestou oficialmente sobre as mudanças no secretariado.