PUBLICIDADE

Política

Renan convoca sessão para instalar CPI mista da Petrobras

6 mai 2014 - 11h14
(atualizado às 16h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou para esta quarta-feira uma sessão conjunta do Congresso Nacional para pedir formalmente a indicação de nomes para uma CPI mista da Petrobras, composta por senadores e deputados. O pedido seria feito às lideranças partidárias na tarde desta terça-feira, mas o encontro foi cancelado, informou uma nota da presidência do Senado.

Com a decisão, o peemedebista cede ao apelo de deputados de seu partido, que assinaram o pedido de uma CPI mista e pressionavam pela instalação. Do outro lado, governistas defendiam uma CPI exclusiva do Senado, Casa mais alinhada com a presidente Dilma Rousseff.

Petistas queriam empurrar a definição de uma CPI mista até o próximo dia 20, quando estava prevista uma sessão do Congresso, para o presidente do Congresso responder questões de ordem que questionavam a CPI. Renan, no entanto, antecipou a reunião com a convocação de um encontro nesta quarta.

A oposição acredita que a atuação de deputados pode fortalecer a investigação da estatal e evitar a blindagem dos governistas. Uma CPI mista será composta por 32 congressistas, 16 de cada Casa. O PMDB do Senado deve presidir a comissão, enquanto a relatoria deve ficar com o PT da Câmara.

A batalha de CPIs entre oposição e governo se arrasta desde o início de abril, quando oposicionistas pediram no Senado a criação de uma comissão para investigar denúncias contra a Petrobras. Governistas contra-atacaram com a inclusão de temas sensíveis ao PSDB e ao PSB. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a CPI deveria ser exclusiva para investigar a estatal. O mesmo cenário se repetiu no Congresso, com dois pedidos de CPIs mistas. 

Na sessão desta quarta-feira, o presidente do Congresso, Renan Calheiros, deve decidir por analogia que a decisão da ministra vale também para a CPI mista, que deverá investigar só a estatal. A tendência é que a CPI do Senado fique esvaziada, já que oposicionistas abriram mão de indicar integrantes para priorizar a mista. Petistas devem rebater com um pedido de CPI para investigar denúncias de cartel no metrô de São Paulo, tema sensível ao PSDB.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade