PUBLICIDADE

Política

Renan adia apresentação de relatório da CPI da Covid

Postergação foi necessária para incluir informações da busca e apreensão realizada na semana passada em endereços da Precisa Medicamentos

20 set 2021 - 11h05
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Renan Calheiros durante reunião da CPI da Covid no Senado
16/09/2021 REUTERS/Adriano Machado
Renan Calheiros durante reunião da CPI da Covid no Senado 16/09/2021 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), decidiu adiar a apresentação do seu relatório, prevista inicialmente para sexta-feira, 24, para que seja possível incluir informações dos dados da busca e apreensão realizada na semana passada em endereços da empresa Precisa Medicamentos.

A assessoria do senador disse nesta segunda-feira, 20, que ainda não há uma nova data para apresentação do relatório, mas o mais provável é que aconteça na primeira semana de outubro.

O adiamento foi acordado em uma reunião entre o grupo de senadores independentes da comissão, no domingo. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), e o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), já defendiam o adiamento, mas Renan acreditava ainda ser possível apresentá-lo na sexta-feira.

No entanto, a chegada de novas informações sobre a Precisa deve levar à necessidade de novos depoimentos, tanto de pessoas da empresa como do ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, que deve ser ouvido na terça-feira, 21, o que convenceu o relator a adiar a apresentação.

O relatório de Renan está praticamente pronto, mas devem ser incluídas novas informações sobre os casos da Precisa, que tentou vender a vacina indiana contra covid-19 Covaxin para o governo federal em negociações consideradas suspeitas, e sobre a operadora de saúde Prevent Senior.

Denúncias de funcionários apontam que a empresa fez testes de usos de medicamentos sem comprovação científica, como a cloroquina e a ivermectina, em pacientes idosos de covid-19 e escondeu mortes nos resultados. O suposto estudo da Prevent Senior foi propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e seus apoiadores como uma prova de que o 'tratamento precoce' funcionava.

Na quarta-feira, 22, a CPI deve ouvir o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista.

Nesta segunda-feira, os senadores do chamado grupo independente e de oposição se reúnem com mais um grupo de juristas para analisar possibilidades de indiciamento e tipos penais que devem ser sugeridos no relatório da CPI.

Em seu relatório, Renan irá incluir o pedido de indiciamento de Bolsonaro por prevaricação por não ter pedido investigação ao receber, do deputado Luis Miranda (DEM-DF), informações sobre negociações irregulares na compra da vacina Covaxin.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade