Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

PP decide afastar do partido André Fufuca, ministro do governo Lula

Comunicado assinado por Ciro Nogueira diz que o ministro também será retirado do comando do diretório no Maranhão

8 out 2025 - 10h42
(atualizado às 11h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O PP anunciou o afastamento de André Fufuca, ministro do governo Lula, do partido e do comando do diretório no Maranhão, por desobedecer a orientação da Executiva Nacional ao permanecer no Ministério do Esporte.
PP afastou André Fufuca do partido
PP afastou André Fufuca do partido
Foto: Antônio Cruz/Antônio Cruz/Agência Brasil / Estadão

O PP comunicou nesta quarta-feira, 8, que André Fufuca, atual ministro do Esporte do governo Lula, foi afastado da legenda. "Diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido", informa um comunicado assinado pelo presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI)

A nota também afirma que a Direção Nacional do Progressistas realizará ainda a intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado. "O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática", finaliza o comunicado.

Pressão pela saída do governo

Nas últimas semanas, o PP cobrava a saída de Fufuca no governo para o desembarque do governo federal. Segundo o Estadão, o partido quer usar a demissão do ministro para consolidar ainda mais a união da centro-direita em torno de uma candidatura de oposição a Lula em 2026.

O desejo de Ciro Nogueira é que o oponente do petista seja o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com ele próprio sendo o companheiro de chapa.

Na última segunda-feira, 6, em discurso durante agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Imperatriz (MA), Fufuca disse que cometeu um erro ao apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 e que vai endossar a campanha à reeleição de Lula no ano que vem, mesmo que esteja com o "corpo amarrado".

"O importante não é justificar o erro, o importante é evitar que ele se repita. Em 2022, eu cometi um erro. Agora, em 2026, pode ser que o meu corpo esteja amarrado, mas a minha alma, o meu coração e a minha força de vontade estarão livres para brigar e ajudar Luiz Inácio Lula da Silva a ser presidente do Brasil", declarou Fufuca. *(Com informações do Estadão Conteúdo).

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade