PUBLICIDADE

Política

Portais da Justiça Eleitoral apresentam instabilidade por acessos

O prazo para emissão, regularização ou transferência do título encerra-se na quarta-feira

2 mai 2022 - 18h49
(atualizado às 18h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Portais e sistemas da Justiça Eleitoral enfrentaram instabilidade nesta quarta-feira devido ao grande volume de acessos a dois dias do fim do prazo para a regularização do título de eleitor, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sua página de notícias.

O prazo para emissão, regularização ou transferência do título encerra-se na quarta-feira e muitos dos que ainda não haviam acertado sua situação junto à Justiça Eleitoral integram a parcela da população de faixa etária mais jovem. Dentro desse grupo, segundo pesquisas, prevalece uma maioria mais favorável ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo Palácio do Planalto.

Pesquisa Datafolha divulgada no final de março aponta que entre os jovens de 15 a 24 anos, 51% dos preferem Lula. Dentro dessa faixa etária 22% apoiam Bolsonaro.

Portais da Justiça Eleitoral apresentam instabilidade por acessos
Portais da Justiça Eleitoral apresentam instabilidade por acessos
Foto: Fábio Pozzebon/Agência Brasil / Estadão

Pela lei, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos, e opcional para jovens com 16 ou 17 anos. Eles precisam, no entanto, ter o título de eleitor regular.

A mobilização para que jovens tirassem seus títulos envolveu até mesmo figuras públicas internacionais, caso do ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio, que em postagem no Twitter, na última semana, chamou atenção, principalmente dos jovens, para o prazo final de regularização do título eleitoral, alertando para a importância da preservação da Amazônia para o clima mundial.

A publicação motivou uma resposta, no dia seguinte, do presidente Jair Bolsonaro, em que afirma que brasileiros irão decidir nas eleições de outubro se optam pela soberania nacional em relação à Amazônia ou se irão ceder a "bandidos" que estariam a serviço de interesses internacionais.

Segundo o TSE, apenas nesta segunda-feira, até às 17h, foram realizados 431 mil atendimentos. Ainda de acordo com a corte, as áreas técnicas responsáveis trabalham para restabelecer as páginas e os sistemas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade