Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

PI: disputa em São Miguel do Tapuio tem dois candidatos do PTB

27 jul 2012 - 13h44
(atualizado às 15h32)
Compartilhar

TIAGO DIAS

A disputa acirrada pela prefeitura de São Miguel do Tapuio, a 179 km de Teresina, ultrapassou o embate natural entre os candidatos de partidos e ideologias diferentes. O PTB municipal está rachado e, por enquanto, tem dois candidatos na majoritária. O atual prefeito, Francisco de Assis Sousa, o Dedé, disputa com mais dois candidatos e com o próprio correligionário, ex-chefe do executivo e antigo parceiro, Lincoln Matos. Ambos aparecem como candidatos à prefeitura na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O caso intriga o próprio diretório estadual do partido. "Rapaz, nunca tinha visto isso", disse o secretário-estadual do PTB-PI, Rossini de Souza Lima. Ele afirma que a legenda tem conhecimento da disputa interna, mas negou dar opiniões sobre qual dos candidatos seria o oficial. "Pedimos a ata da convenção municipal, mas ela ainda não chegou. Não há uma posição oficial ainda", avisou.

Lincoln já foi prefeito da cidade por três vezes. Ao final de sua última gestão, em 2008, apoiou Dedé como seu sucessor. Já neste ano, não houve entendimento entre os dois. "Dedé era naturalmente o candidato à reeleição. Por outro lado, o Lincoln, outra grande liderança do partido na região, defendeu que seu nome na disputa era um clamor popular. Já chamei eles para conversar e chegar a uma conclusão, mas ninguém abriu mão", explica Rossini.

A briga foi parar na Justiça - um pediu a impugnação da candidatura do outro. Segundo uma funcionária da prefeitura de São Miguel do Tapuio, a briga começou em dezembro do ano passado.

O secretário nega falar pelo partido, mas afirmou que, na sua concepção, até agora o PTB não sinalizou nenhuma intervenção - o diretório segue o calendário do Congresso Nacional e se encontra em recesso. "Não sei nem se precisamos tomar partido. Se a Justiça autorizar ambos...", disse. Mas e na prática, seria viável manter duas candidaturas? "Não sei como faríamos...".

De acordo com o TSE, Dedé encabeça a coligação "Unidos pelo Povo", com o apoio do PPS, DEM, PDT, PRTB, PSDB e PPL. O "clamor popular" de Lincoln é mote da aliança "Respeitando a Vontade do Povo", que traz - também - o apoio do PDT e PRTB.

Se o PTB e os dois partidos aliados ainda não sabem o que fazer na cidade, resta à Justiça tentar resolver o impasse. A juíza Keylla Ranyere Procópio, da 39ª Zona Eleitoral, que vai julgar os pedidos de impugnação, não foi encontrada pela reportagem, mas o chefe do cartório afirmou que a decisão deve sair até dia 5 de agosto.

Procurado pelo Terra, o prefeito Dedé não foi encontrado em seu gabinete. Sua secretária e uma funcionária afirmaram que ele passou por uma cirurgia para inclusão de um cateter no coração na quinta-feira (26) e estava em viagem. O candidato Lincoln não atendeu as ligações.

O atual prefeito Dedé e seu antigo parceiro Lincoln Matos, ambos do PTB, disputam à prefeitura; nem o partido sabe dizer quem é o candidato oficial
O atual prefeito Dedé e seu antigo parceiro Lincoln Matos, ambos do PTB, disputam à prefeitura; nem o partido sabe dizer quem é o candidato oficial
Foto: TSE / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra